• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Temporada Nascente USP 2023 abre período de inscrições para alunos

Temporada Nascente USP 2023 abre período de inscrições para alunos

Comunicação - PRCEU - 11/05/2023

Programa seleciona há mais de três décadas talentos artísticos de estudantes de graduação e pós de todos os cursos da universidade para mostras e premiação ao longo do ano

 

Por Tiago Cesquim
11/05/2023 10h46

 

O programa Nascente USP abre oficialmente sua temporada com o início das inscrições de projetos e trabalhos artísticos entre os dias 15 de maio e 12 de junho. Durante o processo de inscrição, é necessário submeter o projeto ou produto artístico, de acordo com a área escolhida, e a sugestão dos organizadores é que os candidatos verifiquem desde já o formato exigido para evitar dificuldades nos dias finais.

Em sua 30ª edição, a seleção é aberta ao corpo discente da USP. Podem participar alunos de graduação, de mestrado e doutorado com matrícula ativa, em qualquer das unidades (não é necessário ser ligado a curso da área pretendida), durante o período de inscrições. O regulamento com os detalhes pode ser acessado neste link.

06052014quadrinhosmulherfotomarcossantos019 810x540

Este ano a categoria Texto possui duas novas subcategorias: Mangá/Graphic Novel e HQ. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O concurso é organizado em categorias: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto, cada uma com subcategorias. Este ano o Nascente traz novidades na área Texto, com duas subcategorias inéditas: Mangá/Graphic Novel e HQ. Cada categoria possui uma Comissão Julgadora, responsável pela avaliação dos trabalhos, composta por dois docentes da USP de reconhecida competência na área e um especialista externo à Universidade. Durante as avaliações, mestrandos e doutorandos de cursos stricto sensu nas áreas de Artes, Letras e Linguística da USP poderão inscrever-se para acompanharem os trabalhos (ver detalhes no edital).

Após as inscrições, as Comissões Julgadoras analisam, selecionam e classificam os trabalhos inscritos em cada categoria, conferindo a documentação enviada e a aderência às categorias. Os candidatos selecionados participam então de mostras temáticas, com apresentações públicas agrupadas por categoria, que acontecem ao longo do ano em espaços culturais da USP. Serão então anunciados os finalistas de cada categoria, que participam da Cerimônia de Premiação onde são anunciados os vencedores (confira o calendário).

As Comissões Julgadoras irão anunciar os vencedores, podendo indicar até dois trabalhos. Os vencedores de cada categoria fazem jus ao prêmio de R$4.000,00 a título de direito autoral pelo uso da obra. Em caso de empate, o prêmio será dividido, e para as inscrições em grupo, o valor será rateado entre os participantes.

Fotografia do palco com tela ao fundo com símbolo do nascente e iluminação escurecida

Os artistas selecionados apresentam seus trabalhos em mostras e espetáculos temáticos em diversos locais públicos da USP. Em 2023, eventos acontem em outubro e novembro. Na imagem, o palco do Anfiteatro Camargo Guarnieri preparado para a Mostra de Música Popular de 2022.

 

Tanto os premiados quanto os contemplados com menção honrosa comprometem-se assumem o compromisso de, caso convidados, participarem do Circuito Nascente, além de mais uma apresentação pública e gratuita, em data e local a serem acordados posteriormente, com custos cobertos pelo organizador do evento.

Criado em 1990, o Nascente USP é uma iniciativa desenvolvida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Tradicionalmente, o concurso tem se destinado a estimular, identificar e distinguir o fazer artístico no âmbito da Universidade por meio de um concurso aberto aos estudantes da USP, e ano passado chegou a 29ª edição, tendo ao longo do tempo milhares de inscrições e premiado centenas de artistas (veja como foi o evento de premiação de 2022). Conheça mais sobre a programação também pelo Facebook do programa.

 

Categorias e Subcategorias – Nascente 2023

Artes Cênicas | Subcategorias: Direção, Dramaturgia (texto dramatúrgico), Interpretação em Grupo e Interpretação Individual

Artes Visuais | Subcategorias: Arte Sonora, Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Multimídia, Objeto, Net Art, Performance, Pintura, Site Specific e Vídeo

Audiovisual | Subcategorias: Finalização e Projeto

Design | Subcategorias: Design de exposição, Design de produto, Identidade Visual e Aplicações (entre as quais papéis, marca, folder e cartaz), Mobiliário Urbano, Projeto Editorial e Webdesign

Música Erudita | Subcategorias: Composição, Interpretação Instrumental e Interpretação Vocal

Música Popular | Subcategorias: Arranjo, Composição, Interpretação Instrumental e Interpretação Vocal

Texto | Subcategorias: Crônica, Poesia, Prosa Ficcional (conto, novela e romance), Mangá/Graphic Novel, HQ e Reportagem

 

Serviço

Inscrições Nascente USP 2023

Quando | 15/05 a 12/06/2023

Quanto | Gratuito

Público-alvo | Alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da USP

Inscrições e mais informações | https://prceu.usp.br/nascente/

 

Temporada Nascente USP 2023 abre período de inscrições para alunos
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.