• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Natal Solidário na USP traz Chico César ao lado de Osusp e Ocam

Natal Solidário na USP traz Chico César ao lado de Osusp e Ocam

Comunicação - PRCEU - 05/12/2022

Chico Cesar Osusp E Ocam Ingressos

O evento arrecada alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação à comunidades do Butantã

Por Elcio Silva
5/12/2022 18h42 atualização em 13/12/2022 17h20

A Universidade de São Paulo finaliza o ano de 2022 com o espetáculo Natal Solidário na USP que une o cantor e compositor paraibano Chico César com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e artistas convidados. A apresentação será realizada em 16 de dezembro, às 16 horas, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Na entrada do evento a Central Única das Favelas (Cufa) arrecadará alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação à comunidades do Butantã e do Jardim Macedônia. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos online e uma cota será reservada para o dia do evento.

Chico Cesar Foto Ana Lefaux 1

Chico César possui relação de muito carinho com a USP. Foto Ana Lefaux.

Com Chico César estarão músicos consagrados na cena musical brasileira como a percussionista Simone Sou, o compositor e violeiro Neymar Dias, o compositor e violonista João Gabriel, além de um Octeto formado por conhecidas vozes da cena musical nacional, revelados ao longo do evento. André Bachur, regente adjunto da Ocam, completa o elenco do evento.

A concepção artística do programa é da Osusp e o evento marca um encontro dos músicos profissionais com os jovens artistas da Ocam, nesta confraternização da comunidade uspiana com a população paulistana. A regência e direção geral é do maestro Gil Jardim, atual diretor de ambas as orquestras.

 

Confira a entrevista da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, para a Rádio USP no Jornal da USP – 1ª edição – 13/12/2022

Convidado especial, Chico César destaca sua relação com a USP. “É com grande alegria que recebo este convite. A USP desde sua criação é identificada como importante centro de ciências humanas e de reconhecido ambiente de efervescência das artes. Suas orquestras, seu coro e sua rádio estão intrinsecamente ligados à trama do bordado cultural de multifacetada teia da cidade, do estado e do país. Eu mesmo tive a oportunidade de ser beneficiário desses equipamentos, ao fazer parte do Coralusp nos anos 80 e também ao ter minhas primeiras execuções musicais em rádio através da rádio USP.”

Marli Quadros Leite Pro Reitora De Cultura E Extensao Universitaria Da Usp Foto Marcos Santos

Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP. Foto: Marcos Santos.

A professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, destaca a importância desta devolutiva à sociedade. “Trazer Chico César ao Natal Solidário da Universidade de São Paulo é um privilégio. A oportunidade de ouvi-lo acompanhado da Osusp e da Ocam será imperdível. O concerto será um presente de Natal que a USP oferecerá à sociedade paulista/paulistana. Com toda certeza viveremos momentos de muita alegria. As arrecadações realizadas farão felizes muitos moradores de comunidades vizinhas à USP. Convido todos para participarem desta festa linda.”


O espetáculo

 

Realizado na área dos campos gramados do Cepeusp, terá um palco com 16 metros de frente, além de um telão com 10 x 5 metros que trará imagens do show em tempo real. A estrutura possui uma área vip para autoridades convidadas com cerca de 100 lugares. Serão disponibilizados 10 mil ingressos para o público.


Confira a reportagem do SP1 veiculada em 14/12/2022.

Gil Jardim Foto Marcos Santos Usp Imagens

Maestro Gil Jardim, diretor da Osusp e Ocam. Foto Marcos Santos – USP Imagens

De acordo com Gil Jardim, “a experiência pedagógica é sempre emocionante quando os profissionais da Osusp encontram os talentosos jovens da Orquestra de Câmara”. O maestro salienta que esse prazer é ainda mais acentuado com a presença da sociedade. “Trazer um espetáculo aberto ao grande público, tendo como convidado especial o compositor e cantor Chico César, cuja obra e presença no cenário cultural brasileiro e internacional tem sido notavelmente crescente e  marcante, reflete o prazer da realização musical em alto nível.”

Para Chico César, participar deste Natal Solidário “é uma forma de agradecer como artista e cidadão a enorme contribuição que as atividades de extensão desta universidade me deram e me dão. E, ao mesmo tempo, louvar a resistência e resiliência deste importante equipamento de produção de ciência e cultura frente ao recente período de constantes ataques, restrições e negacionismos que se abateram sobre o saber, a pesquisa e a arte. É um concerto que saúda a alvissareira chegada de um novo ano, mas também, felizmente, de novos tempos”, realça o artista.

Às vésperas do Natal, o grande conjunto orquestral realizará a abertura com peças escolhidas para estimular harmonia, reflexão, empatia e paz de espírito. Obras curtas de compositores como Samuel Barber e H. Villa-Lobos serão executadas abrindo o programa que seguirá com as canções de Chico César, tais como, Estado de Poesia, Templo, À primeira vista, Dança, Deus me proteja, Reis do Agronegócio, Por causa de um ingresso, Sem ganzá não é coco, Ererré, Inumeráveis, Beradeiro e Mama África.

Após dois anos, marcados pela pandemia de covid-19, com experiências artísticas híbridas, Natal Solidário na USP traz ao campus Butantã o retorno dos encontros musicais ao ar livre.

A canção Inumeráveis serviu de inspiração para esta apresentação. A obra que surgiu a partir do poema de Bráulio Bessa, foi transformada em canção por Chico César, orquestrada por Gil Jardim, gravada pela OCAM e cantada por Chico César e pelo Coral Comunicantus, do Departamento de Música da ECA, durante a pandemia. “Se os números frios não tocam a gente, quem sabe nomes consigam tocar”, foi o enredo da poesia. Todas as gravações foram realizadas por aparelhos celulares dos artistas. “O resultado obtido foi tão forte e autêntico que tivemos o desejo de realizar essa obra num encontro ao vivo. Esse desejo se tornará realidade no próximo dia 16”, revela Jardim.

A realização do evento é da Reitoria da USP, com organização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o envolvimento e apoio de vários setores da Universidade de São Paulo, entre eles, a Fundação de Apoio à USP (FUSP), Prefeitura do Campus USP da Capital, a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, o Hospital Universitário (HU), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o Cepeusp, que sediará o evento.


Serviço

Natal Solidário na USP

Espetáculo com Chico César, Osusp, Ocam e convidados

Quando | 16 de dezembro, 16 horas – Abertura dos portões às 14 horas.
Onde | Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp)
Entrada pelo portão 11,  na avenida Prof. Mello Morais (Av. da Raia)
Quanto | Gratuito
Ingressos | 10 mil ingressos gratuitos. Clique Aqui para garantir o seu. Uma cota está reservada para ser distribuída no dia do evento.
Ingresso Solidário:  A Central Única das Favelas (Cufa) arrecadará alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação à comunidades do Butantã e do Jardim Macedônia. A doação não é obrigatória para entrada no evento.

Chico Cesar Osusp E Ocam Ingressos

Natal Solidário na USP traz Chico César ao lado de Osusp e Ocam
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.