Oficina gratuita incentiva a leitura e a escrita livre

Centro de Preservação Cultural - 15/02/2024

A mente confusa de uma mulher embaralhando cenas reais com sonhos, lembranças e reflexões no cotidiano amoroso e solitário na cidade de Tóquio, no Japão, a maior aglomeração urbana do planeta, é o tema do livro A valise do professor, de Hiromi Kawakami (Estação Liberdade, 2012). A obra, ganhadora do Prêmio Tanizaki, um dos mais prestigiosos do Japão, abre a Oficina de Leitura e Escrita, no dia 17 de fevereiro, que o Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá realiza em parceria com a Livraria Simples.

A participação é gratuita, mediante inscrição antecipada por meio de formulário eletrônico disponível neste link. Os interessados podem se inscrever em todos os encontros ou apenas nas datas de seu interesse, a depender da disponibilidade de vagas .

Idealizada pelo antropólogo e produtor cultural Michel Françoso e pela escritora Sabina Anzuategui, a oficina vai promover seis encontros presenciais ao longo do ano para a leitura coletiva, discussão e exercício de escrita criativa. Cada encontro terá como tema uma obra da literatura contemporânea mundial, cuidadosamente selecionada para compor um painel que procura trazer para o debate a diversidade de gênero, de  culturas e vivências.

A proposta da oficina é estimular a leitura livre e prazerosa, assim como propiciar um espaço aberto às possibilidades da criação literária.

Os encontros da Oficina de Leitura e Escrita farão parte do programa Domingo na Yayá, com participação livre e gratuita. O primeiro deles, no dia 17/2, e o último, no dia 8/12, acontecerão na Mercearia Simples, localizada na Rua Rocha, 416, Bela Vista, e os outros serão realizados na Casa de Dona Yayá.

Os clubes de leitura têm se multiplicado nos últimos anos, motivados pelo poder milenar da reunião das pessoas ao redor das histórias e fabulações, fazendo com que a literatura seja uma ponte para a expansão do nosso próprio mundo, e a palavra a matéria para a preservação das nossas memórias.

Os mediadores Michel Françoso e Sabina Anzuategui vêm se dedicando a essa atividade desde 2019, sempre de modo gratuito e aberto a todos os públicos, em encontros realizados na Livraria Simples.

Sabina Anzuategui, doutora em cinema pela ECA-USP, é professora da Faculdade Cásper Líbero. Publicou os romances Escrevi pra você hoje (2023), Uma mulher sem ambição (2021), Luciana e as mulheres (2019), O afeto ou Caderno sobre a mesa (2011) e Calcinha no varal (2005), além de ser coautora, com Jean-Claude Bernardet, da obra Wet Mácula (2023).

Michel Françoso é antropólogo, doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, produtor cultural e pesquisador sobre memória urbana e especulação imobiliária no Bixiga.

Em 2023 a Oficina de Leitura e Escrita foi incorporada à programação do CPC-USP/Casa de Dona Yayá, atraindo um público de mais de 40 pessoas, entre frequentadores assíduos e eventuais. Antes ainda, em 2022, o CPC-USP realizou os Encontros de Leitura, cujo tema foi a literatura feminina, destacando importantes autoras da literatura brasileira e internacional para a troca de percepções e experiências.

Programação da Oficina de Leitura e Escrita

Inscrições gratuitas clicando aqui.

• 17 de fevereiro (sábado) das 10h às 12 horas

A valise do professor, de Hiromi Kawakami (Estação Liberdade, 2012)

Local: Mercearia Simples (Rua Rocha, 416, Bela Vista)

71apffxx9ll. Ac Uf1000,1000 Ql80