• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Orquestra da USP abre temporada 2024 com homenagens às mulheres e culturas populares

Orquestra da USP abre temporada 2024 com homenagens às mulheres e culturas populares

Comunicação - PRCEU - 29/02/2024

Osusp celebra Chiquinha Gonzaga em comemoração ao Dia das Mulheres. O compositor Ernst Mahle é o homenageado em concerto que enaltece as culturas populares

Por Elcio Silva – Foto de Capa Cecília Bastos / USP Imagens
29/2/2023 – 17h45

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a temporada de 2024 no sábado, 9 de março, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri com apresentação que celebra a compositora, regente e pianista Chiquinha Gonzaga. O concerto gratuito  comemora o Dia Internacional das Mulheres e traz Maria Teresa Madeira no solo de piano. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma appticket.

1877 Chiquinha Gonzaga 29 Anos E1449602968798

Chiquinha Gonzaga aos 29 anos em 1877. Reprodução site: chiquinhagonzaga.com

A apresentação, realizada no formato sem regente, traz ao piano a solista Maria Teresa Madeira que possui três álbuns dedicados à obra de Chiquinha Gonzaga. A pianista, que também é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), já coordenou diversas orquestras dentro e fora do país. Foi responsável por gravar todas as peças de piano para a série “Chiquinha Gonzaga”, da TV Globo.

Primeira maestra brasileira, Chiquinha Gonzaga, exerceu forte influência na formação da música popular brasileira e enfrentou barreiras de gênero para se consolidar como compositora, regente e pianista no final do século XIX. Foi pioneira na criação das famosas “marchinhas” de Carnaval, com sua clássica “Ó abre alas”.

“Chiquinha Gonzaga é um divisor de águas na música brasileira e também na minha história. Através de sua obra pude compreender a força da música brasileira de diversas formas”, explica a solista. Segundo ela, “Chiquinha era uma melodista fantástica e sabia explorar os gêneros musicais sem preconceito, compondo com liberdade e criatividade”.

Maria Teresa Madeira Foto Isabella Moriconi

A solista convidada Maria Teresa Madeira é especialista na obra de Chiquinha Gonzaga. Foto Isabella Moriconi / Divulgação.

A pianista será acompanhada por uma pequena orquestra, composta por musicistas da Osusp. O repertório é composto por arranjos instrumentais da própria Chiquinha Gonzaga. As obras escolhidas transitam da valsa, como em Cananéia, passando por músicas como “Lua branca”. O público poderá acompanhar alguns de seus tangos brasileiros, gavotas, habaneras e obras originalmente escritas para peças de teatro, como o Prelúdio de “A Corte na Roça”.

Ernst Mahle e as Culturas Populares

Ernst Mahle. Foto De Thiago Altafini Easy Resize.com 1

Ernst Mahle ao piano. Foto De Thiago Altafini. Reprodução Acervo Coralusp.

No dia 23 de março, sábado, às 16 horas, o homenageado é o compositor e maestro teuto-brasileiro Ernst Mahle. O espetáculo gratuito receberá o flautista da Osusp Renato Kimachi no solo em apresentação que mescla o erudito e tradicional com as culturas populares.

Nascido na Alemanha em 1929, o compositor e professor alemão de 95 anos está em plena atividade. Chegou ao Brasil aos 22 anos e foi naturalizado em 1962. É um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, ao lado da esposa Maria Aparecida Romero Pinto Mahle, conhecida como “Cidinha”. Recebeu o título de Cidadão Piracicabano em 1965. Mahle ocupa a cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Música.

Renato Kimachi Osusp

O flautista da Osusp Renato Kimachi será o solista do concerto que homenageia Ernst Mahle. Foto Osusp / Divulgação.

O concerto, também sem regente, traz o flautista Renato Kimachi no solo. “Me sinto honrado com o convite para atuar como solista neste concerto cujo tema é a música popular, folclórica de compositores ao redor do mundo. Será um prazer interpretar uma obra do compositor Ernst Mahle”, exalta Kimachi. 

O flautista destaca ainda o legado de Mahle. “Além de sua importância no âmbito musical como compositor, criou a Escola de Música de Piracicaba (EMP), instituição de ensino de música das mais importantes do Brasil e de onde são egressos vários dos grandes nomes da música do país e no exterior também.”

As obras selecionadas são mescladas pelas culturas que compõem a vida do compositor em um repertório diverso com referências do berço germânico de Mahle e de suas influências e paixões pela música brasileira.

Serviço

Osusp abre temporada 2024 com Chiquinha Gonzaga e Ernst Mahle

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre a temporada de 2024 no sábado, 9 de março, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri com apresentação que celebra a compositora, regente e pianista Chiquinha Gonzaga em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. No dia 23 de março, sábado, às 16 horas, o homenageado é o compositor e maestro teuto-brasileiro Ernst Mahle e as culturas populares. Os ingressos são gratuitos e disponíveis na plataforma appticket.

Concerto Chiquinha Gonzaga

https://appticket.com.br/osusp-convida-maria-teresa-madeira

Concerto Ernst Mahle

https://appticket.com.br/concerto-osusp-celebrando-ernst-mahle

Osusp abre temporada 2024
    • Centro Cultural Camargo Guarnieri
    • Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã
    • São Paulo - SP
    • Sábado
    • Das 16:00 às 18:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.