Tobias Volkmann estreia como regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da USP

Comunicação - PRCEU - 22/04/2024

Concerto especial aborda as relações de um suposto triângulo amoroso de compositores

Por Elcio Silva | Foto de Capa Cicero Rodrigues / Divulgação
22/04/2024 – 16h03

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) finaliza o mês de abril com concerto especial que marca a chegada do maestro Tobias Volkmann como novo regente titular e diretor artístico da sinfônica. A apresentação gratuita será realizada no próximo sábado, 27 de abril, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. Os ingressos estão disponíveis na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível.

A estreia de Volkmann dá continuidade ao Ciclo Esculpir o Tempo que traz o tradicional da música sinfônica e suas diversas facetas e expressões. A série de concertos foi criada em 2023 pelo maestro Gil Jardim, seu antecessor.

Com a música nas veias da família, é filho da professora de canto Gisa Volkmann e neto de regente coral alemão. O novo maestro enaltece a satisfação em assumir esse papel. “Antes de tudo, é uma honra poder iniciar uma caminhada conjunta com a Osusp, como seu diretor artístico. Entrar em uma linha do tempo de maestros que se inicia em Camargo Guarnieri e receber o bastão do querido Gil Jardim”.

Reg. 421 18 Osusp. Reinauguração Do Anfiteatro De Convenções

O Centro Cultural Camargo Guarnieri é palco do concerto de estreia de Tobias Volkmann como regente titular e diretor artístico da Osusp – Foto Marcos Santos / USP Imagens.

O Concerto

O repertório traz três compositores românticos que dão tema ao concerto: Clara Wieck Schumann, Robert Schumann e Johannes Brahms. A abertura traz O Andante do Trio, Op.17, de Clara Wieck Schumann, considerada uma das primeiras obras de câmara da compositora.

Para esta peça a Orquestra traz como convidado o pianista Fernando Corvisier, que também é professor do Departamento de Música da USP, no campus Ribeirão Preto. Completam o trio a violinista Karen Anahí e a violoncelista Vana Bock, ambas musicistas da Osusp.

Na sequência o público poderá acompanhar o Concerto para Piano, Op.54, de Robert Schumann, com solo de Corvisier, e a Sinfonia n.1 op.68, de Johannes Brahms. Como curiosidade, a apresentação versa sobre o triângulo amoroso que envolvia o casamento de Clara e Robert e seu aprendiz, Johannes, que, segundo teorias, nutria paixão platônica por Clara.

Carreira

Com trajetória internacional, Tobias Volkmann desenvolveu sua carreira artística na América Latina e na Europa e já esteve, como regente convidado, à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Possui formação na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh – EUA. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e atualmente também é diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza – Argentina, e da Orquestra Rio Villarmônica, projeto que desenvolve desde 2022 com o também regente Mario Barcelos e com a produtora Isabel Zagury.

Serviço

O maestro Tobias Volkmann estreia como novo regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da USP em concerto gratuito que traz obras dos compositores Clara Wieck Schumann, Robert Schumann e Johannes Brahms. A apresentação será realizada no próximo sábado, 27 de abril, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP, que fica na rua do Anfiteatro, 109, campus Butantã. Os ingressos estão disponíveis na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de um quilo de alimento não perecível.

• Classificação: Livre
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.