• A+
  • A-
Fechar
Palestra “Brecht and Caetano: Citation and the Meaning of Musical Form” com Nicholas Brown

Palestra “Brecht and Caetano: Citation and the Meaning of Musical Form” com Nicholas Brown

Centro Universitário Maria Antonia - 26/10/2022

Na quinta, 27 de outubro, às 19 horas, o professor da Universidade de Illinois, Nicholas Brown, ministra a palestra em inglês, com tradução simultânea, “Brecht and Caetano: Citation and the Meaning of Musical Form” no Centro MariAntonia da USP.

Descrição: Parece que os procedimentos artísticos e as ideologias estéticas de Bertolt Brecht e Caetano Veloso não poderiam ser mais opostos. A crítica de Brecht ao “aparelho de teatro” burguês parece totalmente oposta à abertura de Caetano às sensibilidades do mercado. A atenção de Caetano ao prazer musical pareceria totalmente oposta ao didatismo brechtiano. Pode então ser uma surpresa saber que uma das primeiras encomendas musicais de Caetano foi música incidental para a produção de uma Lehrstück de Brecht, A exceção e a regra. Mais substantivamente, há pontos-chave de coincidência entre os procedimentos compositivos de Brecht em seu teatro épico – especialmente em suas colaborações com Kurt Weill – e aqueles que regem a produção musical de Caetano de 1968-2000, e talvez além.

Esta palestra tentará analisar e colocar em contexto essa conexão, extraindo suas implicações para a viabilidade de uma cultura musical significativa diante da hegemonia cada vez mais intensa e cada vez mais ampla das relações de mercado.

A palestra é gratuita e aberta a todos, mesmo sem vínculo com a universidade.

Sobre o professor

Nicholas Brown é professor na Universidade de Illinois, em Chicago, onde ensina nos departamentos de Língua Inglesa e de Estudos Afro-Americanos. Suas áreas de atuação principal são: História da Arte, Modernismo, Literatura Africana e Teoria Crítica, e seu percurso intelectual é marcado pelo foco privilegiado no reexame da tradição marxista, nos estudos hegelianos, na história da Estética, na literatura lusófona e nos estudos em música. Seu percurso intelectual revela interesse profundo e consistente pelo Brasil, a bossa nova e a música jovem produzida no âmbito do movimento tropicalista contando entre alguns de seus objetos de análise. Um dos capítulos de seu livro Utopian Generations/The Political Horizon of Twentieth Century Literature dedica todo um capítulo à análise da arte e da cultura brasileiras (Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 2005). Nessa obra, o autor examina as relações entre a literatura pós-colonial e o modernismo europeu, e o modo como tal complexo de relações se inscreve nas crises do sistema econômico global – o Brasil surge em lugar de destaque nas análises que o autor dedica aos temas da arte e da cultura. Nicholas integra o corpo editorial da revista Mediations. O docente publicou diversos textos tratando de problemas brasileiros nas áreas de arte e cultura, e contribui com certa frequência nas melhores revistas acadêmicas do país.

Serviço

Palestra “Brecht and Caetano: Citation and the Meaning of Musical Form” de Nicholas Brown

Onde |  Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando 27 de outubro às 19 horas

Quanto | Grátis

Informações | (11) 3123-5202

Palestra “Brecht and Caetano: Citation and the Meaning of Musical Form” com Nicholas Brown
        
    Não há Comentários :(
     
    Atenção! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.