• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Palestra gratuita na USP discute a urbanização e seus efeitos para saúde

Palestra gratuita na USP discute a urbanização e seus efeitos para saúde

Comunicação - PRCEU - 17/11/2023

O médico e professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina, é o convidado do Instituto de Ciências Biomédicas para debater o tema

Por Elcio Silva – Fotos – Marcos Santos / USP Imagens
17/11/2023 – 18h11

 

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 9 horas, a palestra gratuita Urbanização versus Binômio Saúde-Doença. O convidado é o professor e médico Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, especialista nos efeitos da poluição do ar na saúde. A apresentação será realizada online a partir deste link.

Paulo Saldiva Foto Marcos Santos Usp Imagens

O professor e médico Paulo Saldiva é o convidado do ICB para debater o tema. Foto Marcos Santos / USP Imagens.

O professor titular do Departamento de Patologia da FM explica que o ambiente urbano e suas alterações representam um novo desafio para a área da saúde: “As condições de moradia, as opções de mobilidade, o uso do espaço urbano e o planejamento da funcionalidade das cidades são fatores que modulam a relação entre a saúde e a doença e que podem determinar o balanço entre a vida e a morte”.

Para Saldiva, as políticas públicas urbanísticas devem levar em consideração os efeitos para a saúde da população, visando diminuir as doenças, aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de vida. 

A quantificação das consequências de alterações do tecido urbano deveria, necessariamente, ser acompanhada de estimativas sobre os efeitos para a saúde, não somente em contagens de adoecimento, mas incorporando a  valoração objetiva de suas externalidades, tanto do ponto de vista dos custos diretos em saúde, como também pela perda de produtividade da população afetada, expressa em anos de vida produtiva perdida por incapacidade ou morte prematura.”

08062015 Cidade Neblina Foto Marcos Santos 005

Detalhe de árvores em primeiro plano e ao fundo vista da poluição na cidade de São Paulo. Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

A verticalização em grande escala nas cidades, a diminuição de áreas verdes, o aquecimento global e outros fatores como a falta de saneamento básico, qualidade do ar e poluição exacerbada são fatores que influenciam diretamente a vida e o cotidiano das pessoas.

O médico esclarece que “é chegado o momento de formular a concepção de um urbanismo sanitário, que reorganize este ecossistema complexo onde habitam os seres humanos”.

Paulo Saldiva foi apresentador do programa Urbanite, projeto 100% digital da TV Cultura, disponibilizado no canal oficial da emissora no YouTube. Em 12 episódios, o programa discute como a cidade interfere na saúde e na qualidade de vida de seus habitantes.

Serviço

A palestra online Urbanização versus Binômio Saúde-Doença tem a organização do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, em parceria com o Programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

A participação é gratuita via meet pelo link: meet.google.com/udr-mjxv-tuh.

Palestra Urbanização versus Binômio Saúde-Doença
    • Instituto de Ciências Biomédicas
    • São Paulo - SP
    • obs: Online
    • Quinta
    • Das 09:00 às 10:30
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.