Parque de Ciência e Tecnologia da USP traz programação gratuita nas férias

Comunicação - PRCEU - 06/07/2022

Planetário, viagem ao centro da terra, experiências de física, trilha ecológica e abelhas sem ferrão são algumas das atrações gratuitas para o mês de julho

Por Tiago Cesquim
6/7/2022 16h52

O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP oferece uma variada programação de férias a partir de 11 de julho. As atividades gratuitas envolvem temas como astronomia, física e meio ambiente, por meio de experimentos científicos e vivências em suas diversas áreas, dentro da área de conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, a maior área de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. O CienTec funciona de segunda a sábado, das 9 às 16 horas, e as atividades seguem até 30 de julho.

A programação busca aliar diversão e conhecimento nas férias. Segundo a bióloga Suzana Ursi, diretora do CienTec, “o Parque é um local incrível para a comunhão entre diversão e aprendizagem, uma vez que se caracteriza como um museu a céu aberto cheio de curiosidades, integrado a uma área verde que proporciona encantamento e bem estar aos visitantes”. Ela complementa que “os pais podem ter a certeza de estarem propiciando experiências ricas para a formação da criançada. São vivências, brincadeiras e experimentações únicas e, quase sem perceber, aprendem bastante sobre ciência e tecnologia”, realça.

A programação de férias gratuita do CienTec tem sessões diárias e gratuitas no Planetário em julho

O Planetário do Parque CienTec tem sessões diárias e gratuitas durante as férias de julho. FOTO: Marcos Santos/USP Imagens

Um dos destaques da programação, o Planetário, oferece  sessões em que o público pode conhecer mais sobre o universo em uma sala construída especialmente para projeções imersivas, com diversas sessões temáticas. Diferente de salas de cinema tradicionais, no local as cadeiras ficam reclinadas para que o observador veja o teto, em formato de cúpula, dando a sensação de estar observando o céu em local aberto.

Viagem ao Centro do Planeta Terra, realizada no Espaço Geofísica, é uma atividade em que o público pode conhecer um pouco do que acontece nos 6.378 km que nos levam da crosta terrestre ao centro do planeta. É possível realizar esta jornada? Além desta explicação,  demonstram como é feito o estudo do interior da Terra, para que serve o campo geomagnético, como são formados e identificados terremotos e tsunamis, dentre outros.

O programa Brincando de Física apresenta uma série de experimentos sobre os efeitos práticos desta ciência em um prédio próprio com mais de 40 equipamentos interativos, operados pelos visitantes, com o apoio de mediadores.

São realizadas visitas monitoradas no roteiro das Trilhas Ecológicas, em áreas de proteção dos recursos hídricos da bacia do Riacho do Ipiranga, conhecido como Fontes do Ipiranga. Durante o passeio são tratados diversos assuntos relacionados à biologia, geologia, geografia e curiosidades sobre a história do Parque.

O Parque CienTec apresenta ciência e tecnologia em sua programação de férias na maior área de proteção da mata atlântica da região metropolitana de São Paulo.

O Parque CienTec apresenta ciência e tecnologia na maior área de proteção da mata atlântica da região metropolitana de São Paulo. FOTO: Marcos Santos/USP Imagens

Aos sábados, o Passeio das Abelhas Nativas, traz informações sobre as espécies que vivem no Parque, suas características e importância para o meio ambiente. Coordenador da atividade, Luca Pusceddu, do setor educativo, conta que “habitam no Parque CienTec pelo menos 11 espécies de abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como arapuá, boca de sapo, feiticeira, iraí, jataí, jataí-da-terra, mandaçaia, manduri, mirim droryana, mirim guaçu e mirim preguiça”.

Os visitantes aprendem a identificar ninhos naturais de algumas espécies e observam o interior de uma colônia de abelhas dentro de uma caixa didática. “Muitos sairão com um olhar diferente para árvores e muros”, considera Pusceddu, ressaltando que “a atração não oferece nenhum risco, mesmo para as crianças”.

Com o intuito de oferecer lazer aliado ao conhecimento científico e à preservação do meio ambiente, o Parque CienTec da USP promove as atividades gratuitas voltadas para todas as faixas etárias, com agendamentos para a visita de escolas e grupos acima de 10 pessoas.

“Vivemos em uma cidade na qual, muitas vezes, a experiência com ambientes preservados é bastante limitada, e nossas atividades buscam ampliar não apenas esse contato, mas também a percepção de que fazemos parte e somos responsáveis pelo meio ambiente”, explica Suzana Ursi.

A programação completa pode ser consultada no site parquecientec.usp.br. O Parque não dispõe de locais de venda de alimentos. Também, o uso de máscaras é obrigatório em todas as atrações em ambientes fechados.

Localizado em frente ao Zoológico da São Paulo, possui fácil acesso aos moradores da Zona Sul da capital, ABC paulista e Diadema. O Parque oferece estacionamento gratuito de segunda a sexta, ao lado da portaria principal. Para quem optar pelo transporte público as estações de metrô mais próximas são:  Saúde, São Judas e Jabaquara.

Parque de Ciência e Tecnologia da USP
Programação de férias – julho de 2022

Quando | De 11 a 30 de julho, de segunda a sábado, das 9 às 16 horas.

Onde | Avenida Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo

Quanto | Gratuito

* obrigatório uso de máscara de proteção nos ambientes fechados

** não há venda de bebidas e alimentos no local, o consumo é permitido em áreas reservadas