Passeios guiados gratuitos apresentam roteiros culturais e científicos na capital

Comunicação - PRCEU - 29/01/2019

Realizado há sete anos, o programa Giro Cultural USP tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e de obras modernistas importantes da cidade de São Paulo

Texto e fotos Elcio Silva
29/1/2019 14h30

Conhecer a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervos culturais e científicos é o que propõe o programa Giro Cultural USP. Criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), já atendeu cerca de 30 mil pessoas em três opções de roteiros no campus Butantã – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital.

DSC 0678

Fósseis no Museu de Anatomia Veterinária da USP. Foto Elcio Silva.

Nos moldes dos passeios “city sightseeing” realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais o roteiro Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus.

Durante o percurso os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. A duração do passeio é de 1h30.

DSC 0703

Museu de Geociências da USP. Foto Elcio Silva.

Quem opta pelo roteiro Acervo Científico tem a possibilidade de conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em quatro museus da universidade. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana fazem parte do trajeto e os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30 e os grupos escolhem três, dentre as quatro opções.

Os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área podem ser conhecidos pelo roteiro Acervo Cultural. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. O roteiro, que também dura 2h30, tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Museu da Educação e do Brinquedo e no Arquivo Geral da USP. Para este roteiro os grupos também optam por três, dentre as opções culturais disponíveis.

Agendamentos dos passeios

DSC 0712

Projeção em esfera com tecnologia da NASA no Museu Oceanográfico da USP. Foto Elcio Silva.

Com mais de 22 mil pessoas atendidas, os roteiros Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico ocorrem de segunda a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita os interessados precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br. Os passeios em 2019 iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. Considerando o volume de solicitações e para planejamento das escolas e grupos, o ideal é realizar o agendamento com no mínimo dois meses de antecedência.Para o professor Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do projeto, o Giro Cultural pode trazer um novo olhar sobre a universidade e a capital paulista.

“Além de detalhes arquitetônicos, o Giro Cultural traz também aspectos históricos, arquitetônicos, culturais, históricos e político-sociais dos locais visitados. Acredito que seja relevante para um novo olhar tanto sobre a USP como sobre a cidade de São Paulo”, afirma.

A USP e a São Paulo Modernista

Iniciado em 2013, o roteiro A USP e a São Paulo Modernista destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. Até 2018, quase 6 mil pessoas já foram atendidas neste trajeto.

As inscrições são feitas pelo formulário no site da Síntese Eventos, pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera.

O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de guia com cadastro no Ministério do Turismo. Com quatro horas de duração, a atividade gratuita tem 40 vagas por dia.

Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural
Inscrições
O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural.
Quanto | Gratuito
Quando | A partir de fevereiro de 2019
Grupos | Mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas

O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista
Inscrições
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2019 já iniciaram.
Grupos | 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é a estação Alto do Ipiranga do Metrô.
Para mais informações e itinerário acesse o site: http://www.sinteseeventos.com.br/site/index.php/acoes/roteirosculturais/giro-cultural-usp

GIRO CULTURAL USP

Site: www.prceu.usp.br/girocultural