• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Pianista italiano Luca Chiantore se apresenta gratuitamente na Biblioteca Mindlin da USP

Pianista italiano Luca Chiantore se apresenta gratuitamente na Biblioteca Mindlin da USP

Comunicação - PRCEU - 19/08/2022

Concerto inclui mini-palestra e informações adicionais a respeito do repertório e de técnicas músicais 

O músico e musicólogo italiano Luca Chiantore se apresenta nessa terça, dia 23 de agosto, na Sala Villa Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O concerto, que é gratuito, acontece às 12h30 e  faz parte da Série Internacional de Música da USP, que tem curadoria de professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e traz convidados de diversos países para um contato próximo com o público. 

Luca Chiantore 2018 Esther Carrillo Hq O convidado deste mês é doutor em Musicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Realizou cursos, conferências e masterclasses em mais de 150 universidades e instituições ao redor do mundo, e, como pianista, ofereceu recitais em salas de referência como o Carnegie Hall em Nova Iorque, o Teatro Colón em Buenos Aires, o Museu de Arte de São Paulo, o Palácio de Belas Artes da Cidade do México e o Grand Ballroom de Padma Legian em Denpasar, Bali. Chiantore tem centrado seu trabalho de investigação no repertório pianístico do século XIX e nas transformações dos paradigmas interpretativos na música erudita europeia do século XVIII até a atualidade. É autor de importantes artigos e vários livros de referência como História da técnica pianística (2001), Beethoven ao piano (2010; 2ª ed. 2020), Escrever sobre música (2016, em conjunto com Áurea Domínguez e Sílvia Martínez; 2ª ed. 2018), Tone Moves (2019) e o recente Malditas palavras (2021).​

Fundou o Tropos Ensemble, juntamente com David Ortolà, um grupo de criação experimental com o qual realiza regularmente concertos internacionais. Em novembro de 2018, apresentou o projeto de investigação artística inVERSIONS, que o ocupa desde então num extenso programa de concertos para piano solo e com orquestra, conferências-concertos e gravações não convencionais do repertório clássico na Espanha, Portugal, França, Reino Unido, Reino Unido, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Estados Unidos, México, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, Chile, Brasil, Catar, Cingapura, Indonésia e China.​

Luca Chiantore é professor do Departamento de Musicologia da Escola Superior de Música da Catalunha, da Escola Superior de Música Reina Sofia e do Programa Doutoral da Universidade de Aveiro. É investigador integrado no INET-md e desde 2003 suas atividades são coordenadas per Musikeon, empresa de serviços musicológicos e formação musical especializada

Programa:

HÉLÈNE DE NERVE DE MONTGEROULT (1764-1836)
9 Estudos do Cours complet d’enseignement (ca.1803-1816)

    1. 37, em Sol Maior
    2. 41, em Mi b Maior
    3. 45, em Dó menor
    4. 35, em Dó menor
    5. 112b, em Lá b Maior
    6. 112c, em fá menor
    7. 62, em Mi b Maior
    8. 73, em Ré Maior
    9. 111, em Sol menor

​L. v. BEETHOVEN (1870-1827) / L. CHIANTORE (1966)
Sonata op. 27 n. 2, “Ao Luar”

Prelúdio
1º Movimento: Adagio sostenuto
Interlúdio I
2º Movimento: Allegretto
Interlúdio II
3º Movimento: Presto agitato

Sobre a Série Internacional de Música da USP:

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) foi idealizada em 2019 como uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e com a BBM. Os concertos contam com apoio de embaixadas, consulados e institutos culturais, tendo como curadores o pianista Eduardo Monteiro e a clarinetista Mônica Lucas.

A série se distingue por combinar pesquisa acadêmica e fazer artístico: os concertos são acompanhados por mini-palestras introdutórias e por masterclasses para estudantes das universidades e escolas de música da cidade. A programação inclui artistas internacionais de renome consolidado no cenário mundial, tocando em parceria com expressivos músicos brasileiros.

Nas duas edições, realizadas em 2019 e 2020 (interrompida devido à pandemia), a série contou com o apoio das Embaixadas da Áustria, Hungria e Bélgica, Consulado da França, Istituto di Cultura Italiano (órgão cultural da Embaixada da Itália) e Institut Français.

Os concertos série se realizam sempre às 12h30 na Sala Villa-Lobos da Biblioteca BBM e desempenham ainda o importante papel de instrumento de formação cultural, levando a produção musical realizada no âmbito da USP para um público amplo.

A SIM-USP 2022 conta com o apoio do Instituto Italiano di Cultura e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Serviço:

Série Internacional de Música da USP
Concerto de agosto: Luca Chiantore

Quando | 23 de agosto de 2022 (terça), às 12h30
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP – Sala Villa Lobos (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária)
Quanto | grátis
Mais informações | www.sim-usp.com

Série Internacional de Música da USP | Concerto de agosto: Luca Chiantore
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.