Podcast Patrimoniar traz conteúdos digitais sobre patrimônio cultural

Centro de Preservação Cultural - 09/01/2023

Educação patrimonial, memória negra, futebol são os temas tratados nas três primeiras edições do podcast Patrimoniar, que o Centro de Preservação Cultural da USP lançou recentemente, voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural.

Cada programa oferecerá ao ouvinte uma conversa com pesquisadores, profissionais e ativistas sobre temas emergentes e questões públicas ligadas ao patrimônio cultural, lugares, edifícios, lembranças, afetos e práticas que compõem nossas identidades e memórias. A periodicidade é mensal e a produção é de Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes, da equipe do CPC-USP.

O acesso à série Patrimoniar pode ser feito pelo site do CPC e  também pelos principais agregadores de conteúdos digitais como Spotify,  Apple Podcasts e Google Podcasts.

O formato podcast é um recurso digital para transmissão de conteúdos bastante popular nos EUA há pelo menos uma década. No Brasil, teve um aumento significativo de interesse do público nos últimos anos, principalmente durante o período de pandemia da covid-19, e hoje é um recurso amplamente utilizado não só pela mídia tradicional, mas também por instituições públicas, museus e entidades culturais.

Produzido na forma de bate-papo ou de entrevista, segundo Gabriel Fernandes, coordenador do projeto, o os programas vão permitir ao CPC promover “a extroversão mais leve e descontraída do conhecimento universitário”.

Além do podcast, o CPC mantém um canal no Youtube com registros dos principais eventos realizados e produções especiais.

Para Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC, a ocupação qualificada de diferentes espaços e plataformas eletrônicas é fundamental para a realização de uma adequada política de cultura e extensão universitária de longo alcance, ampliando o alcance da discussão sobre as inúmeras questões relacionadas à preservação do patrimônio e constituindo mais um recurso para a difusão e o debate sobre patrimônio cultural.

Episódios

Patrimoniar #1

O projeto interação e a educação patrimonial

Neste primeiro espisódio, João Lorandi Demarchi, doutorando em Educação pela USP, comenta o Projeto Interação, iniciativa pioneira no entendimento da educação patrimonial sob uma perspectiva crítica, progressista e popular.

Patrimoniar #02

Memória negra no Bexiga

Conversa com a jornalista, ativista, mestre em arquitetura e urbanismo e pesquisadora Gisele Brito sobre as ameaças recentes à presença e à memória negra no bairro do Bixiga, em São Paulo, decorrentes das obras da Linha 6–Laranja do metrô. Destaque ao movimento Saracura/Vai-Vai e o direito a uma cidade antirracista.

Patrimoniar #03

Futebol e patrimônio cultural

Mais do que uma modalidade esportiva, o futebol se constitui no Brasil em uma prática cultural popular que mobiliza afetos, memórias, identidades e lugares. No contexto da Copa do Mundo, os geógrafos e pesquisadores Alberto Luiz dos Santos e Rodrigo Accioly Almeida falam dessa prática que tanto diz sobre a identidade brasileira.

Podcast Patrimoniar traz conteúdos digitais sobre patrimônio cultural