Podscast discute movimentos de moradia e o bairro do Bixiga

Centro de Preservação Cultural - 06/06/2023

O podcast Patrimoniar #05, que acaba de ir ao ar,  conversou com Welita Caetano, cientista do trabalho e liderança da Frente de Luta por Moradia (FLM). Ela fala sobre sua vivência como ativista na defesa do direito à cidade e à moradia.

Nascida em Goiás, Welita veio para São Paulo com os pais ainda criança. Sem recursos para aluguel, a família precisou se fixar em uma ocupação até ser atendiada em um programa habitacional do governo federal.

A ativista discorre sobre as práticas e manifestações culturais e políticas dos movimentos de moradia e os impactos de projetos recentes na memória e na identidade do bairro do Bixiga.

Os movimentos de moradia têm promovido papel fundamental tanto na defesa da função social da propriedade, ocupando imóveis vazios, quanto na resistência aos processos de expulsão de populações vulneráveis. As áreas centrais de São Paulo são marcadas pela presença de edifícios que, por permanecerem ociosos por longos períodos, descumprem a função social da propriedade privada prevista pela Constituição Federal. Ao mesmo tempo, como acontece no Bixiga, o avanço do mercado imobiliário tem levado à demolição de construções antigas e à expulsão de populações de baixa renda, o que resulta em alterações significativas ao patrimônio cultural espalhado pela cidade.

O programa foi produzido por Eduardo Kishimoto e Gabriel Fernandes em maio de 2023. A edição é de Eduardo Kishimoto, com registros do ensaio do Coralusp Dona Yayá entoando a música “Ágbà”, de Douglas Germano, com arranjo de Selma Boragian e regência do maestro Mauro Aulicino.

Sobre o podcast

Patrimoniar é uma produção do Centro de Preservação Cultural/Casa de Dona Yayá (CPC–USP) voltado à reflexão e ação sobre o patrimônio cultural.

A casa episódio a equipe do CPC convida pesquisadores, profissionais, ativistas e interessados no patrimônio cultural para uma conversa sobre as referências culturais de nossa vizinhança, da cidade e da Universidade.

A proposta da série é discutir lugares, edifícios, lembranças, afetos, disputas, partilhas, culturas e naturezas, ou seja, práticas e coisas fundamentais para nossas identidades e memórias.

Todos os episódios estão disponíveis no site do CPC-USP, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores.

Podscast discute movimentos de moradia e o bairro do Bixiga
  • Classificação: Livre