• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Projeto Cultura Viva no Campus:  32ª Semana Cultural da ESALQ

Projeto Cultura Viva no Campus: 32ª Semana Cultural da ESALQ

Assessoria Interior USP - 21/09/2023

Domingo Semana

Dia 24/09  – das 09h às 17h

Projeto Arte Delas com feira promovida pelas artesãs de Piracicaba a fim de dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras do Município.

O objetivo deste projeto é possibilitar a inclusão das mulheres na economia inclusiva e colaborativa, por meio do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sobre atividades de empreendedorismo, elaboração e implantação de um modelo de negócio e educação financeira, que permitirão o desenvolvimento de um empreendimento e da carreira da mulher.

Os métodos aplicados terão como base as atividades de conscientização do papel da mulher na economia e a formação por meio de cursos de modelo de negócios pessoal e profissional, planejamento e desenvolvimento de carreira, elaboração de plano de negócios para a economia inclusiva e educação financeira para empreendedoras.

Dia 24/09  – das 11h às 13h

Apresentação musical Tassia Guarnieri – Tassia Guarnieri é uma mistura de cena e som. Atriz, cantora, pianista, compositora e educadora musical, traz ao palco o projeto Samba de Banda com releituras de clássicos das rodas de samba visando a experiência completa do público: sonora e visual. O projeto traz em seu repertorio grandes nomes do samba como: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, entre outros.

Dia 24/09  – das 13h às 15h

Apresentação musical Aline Nunes – Artista e cantora piracicabana, fará show musical trazendo releitura de artistas brasileiros como Marisa Monte, Rita Lee, Novos Baianos, Milton Nascimento, Nando Reis, entre outros. Suas apresentações se caracterizam por trazer a brasilidade em forma de leveza, descontração e interação com o público.

Dia 24/09  – das 14h às 16h

Atividades sobre geociências envolvendo o Museu “Luiz de Queiroz”, o grupo de extensão e pesquisa Crecin e o Museu de Geociências – IGC/USP.

Será um Domingo aberto, iniciando a 17ª Primavera dos Museus com exposições e monitorias, minerais no clube de ciências com experimentos, didáticas e dinâmicas e terá um espaço lúdico com xadrez gigante e outras atividades.

Dia 25/09 – das 12h às 14h

Apresentação musical Du Quadros – Centro de Vivência

Eduardo de Quadros é cantor, guitarrista e multi-instrumentista. Du Quadros como é conhecido, iniciou seus estudos de violão popular aos 12 anos e na época da faculdade teve formações com bandas DNA Verde Amarelo e Balanço sem Entrave.

Du Quadros se apresenta ao lado de Fábio Conceição, que é músico baterista, percussionista, saxofonista, clarinetista e backing vocal. Nessa formação, o duo tem como proposta trazer a cultura da música brasileira nos mais variados ritmos como sambarock, forró e MPB, trazendo muita animação e interação ao público com um repertório repleto de brasilidades.

Dia 25/09 – das 17h30 às 19h

Apresentação musical Caipira Jazz – área anexa RU

O “Caipira Jazz Duo”, é um balaio sonoro com influências regionais e contemporâneas. Composto pelos músicos Matheus Tagliatti (baixo) e Daniel Zivko (guitarra), traz a cultura da improvisação do Jazz (e de toda música instrumental que se deixa banhar por essa perspectiva musical) para dentro do repertório de música. A principal busca do Duo é trazer o público para o mais perto possível do palco, seja na escolha do repertório, nas nuances dos arranjos, mas principalmente na iniciativa de trazer canções que impelem o público a – literalmente – participar da apresentação neste evento 32ª da Semana Cultural da ESALQ – a brasileira – com destaque para a música caipira. Além disso, o Duo propõe também fazer o caminho inverso: apresentar músicas icônicas do repertório do Jazz arranjadas em roupagens de músicas regionais, brasileiras e internacionais.

Dia 26/09 – das 12h30 às 14h

Apresentação musical: Regente: Maestrina Cintia Pinotti – Museu Luiz de Queiroz

Grupo Vocal Luiz de Queiroz

Criado em 2000, é um grupo selecionado, dentre os integrantes do Coral Luiz de Queiroz que se destacam artisticamente, e que conhecem o código musical e sabem solfejar. A dinâmica do Grupo Vocal Luiz de Queiroz é semelhante ao trabalho realizado numa unidade de graduação de música, onde as leituras de partitura são feitas previamente pelos integrantes e o repertório, basicamente de música à capela, sendo assim amplo e o mais abrangente possível.

Dia 26/09 – das 17h30 às 19h

Apresentação musical – banda SOS Mondo –  no coreto (ao lado da Química)

A “Banda SOS Mondo é um trio, que conta com Erik FD no contrabaixo, Luca Raphael na bateria e Vine Nascimento vocal e guitarra tendo como proposta trazer a cultura da música autoral visando estimular as pessoas a apreciarem a criação, melodia e influência do rock nas melodias compostas e nas reproduções de músicas de outros artistas.

A banda vê na música e na arte uma forma de expressão e conexão, tendo como intuito passar positividade e uma mensagem de esperança, união e igualdade, levando ao palco um show com energia, músicas densas, poéticas e profundas e, ao mesmo tempo, de fácil conexão, trazendo à tona temas fundamentais como preservação do meio ambiente, relações interpessoais, dentre outros.

Dia 27/09 – das 12h30 às 14h

Apresentação musical: Regente Maestrina Cintia Pinotti –  Museu Luiz de Queiroz

Música de Câmera e Coral Luiz de Queiroz

A ESALQ/SVCEx – sempre cultivou e valorizou suas manifestações artísticas e tem se destacado na música coral, com seus três grupos corais – o Coral Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz/Noite e Grupo Vocal Luiz de Queiroz –  e os Encontros de Corais Luzes & Vozes, que em 2022 celebrou sua 27a edição. Formado por alunos da graduação, pós-graduação e pessoal da comunidade. Reúnem-se em horários extras para estudar o universo da música coral, ampliando repertório cultural. Apresentam-se constantemente nas atividades cívico-culturais da ESALQ, da cidade e da região.

Dia 27/09 – das 17h30 às 19h

Apresentação musical – apresentação musical Tássia Guarnieri Duo – área anexa RU

Tássia Guarnieri é atriz, cantora e pianista. Estudou piano MPB/Jazz e canto no renomado Conservatório de Tatuí e atua como artista em variados projetos, tendo circulado por diversas cidades do Brasil. Na formação duo, se apresentará ao lado de Andre Grella, formado em piano erudito-popular também pelo conservatório de Tatuí com inúmeras apresentações em seu currículo musical as quais se destacam através da música popular brasileira com influências das raízes do samba, choro samba, ritmos brasileiros, forró, diante da pluralidade do nosso Brasil com apresentações mais intimistas, no formato piano e voz junto com André Grella de forma a aproximar pessoas de forma a trazer alegria e qualidade musical dos mais variados ritmos brasileiros neste evento junto ao Campus.

Dia 28/09 – das 12h às 14h

Apresentação  Banda Sol Clavell – vencedora do Projeto Nascente – Carnavalha

O Sol Clavell Alexandre Délboux Filho e Guilherme Beraldo Guedes da Silva são os vencedores do 29° Projeto Nascente da USP 2022, na categoria Música Popular com a subcategoria arranjo, composição, interpretação instrumental e interpretação vocal.

O Nascente USP é uma relevante iniciativa de fomento à cultura desenvolvida pela Pró –Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Este concurso visa estimular, identificar e distinguir o fazer artístico no âmbito da Universidade por meio de um concurso aberto aos estudantes da USP.

O Sol Clavell é um duo que trabalha a partir da recontextualização e releitura de ritmos e gêneros urbanos e tradicionais brasileiros. Suas performances são marcadas pela utilização de processamento de som ao vivo (live processing), utilização de samplers, exploração das possibilidades sonoras dos instrumentos. No repertório, as ferramentas marcantes para obter essas sonoridades são, fora instrumentações tradicionais associadas a gêneros estabelecidos da canção brasileira como o violão, a viola brasileira e a própria voz, também as controladoras MIDI, samplers, sintetizadores e pickup de DJ.

Dia 28/09 – das 17h às 20h

Apresentação Oficina de Produção de Cartazes – Coletivo LGBTQ + Integra ESALQ

Na oficina será explorada a colagem, a pintura e os carimbos, para a criação de cartazes críticos com abordagem às pautas sociais, políticas e culturais de forma criativa e expressiva, em uma perspectiva de arte transformadora.

Projeto Cultura Viva no Campus: 32ª Semana Cultural da ESALQ
    • ESALQ-USP - Área de Engenharia - em todos os gramados
    • Via Professor Pedro Morganti, s/nº
    • Piracicaba - SP - SP
    • CEP: 13418-900
    • tel: (19)3429-4433
    • tel: (19)3447-5064
    • https://www.esalq.usp.br/boletim/32%C2%AA-semana-cultural-da-esalq
    • e-mail: ccex.esalq@usp.br
    • obs: Coordenadores: Iran José Oliveira da Silva – Presidente da CCEx - Heliani Berlato dos Santos – Vanda Macedo Zambello – Marcia Cristina Guidi Ganzella – Denise de Lima Nogueira
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.