USP abre inscrições para residência profissional em saúde em 2024

Comunicação - PRCEU - 12/05/2023

Aprovados nos programas de residência em saúde receberão bolsa mensal no valor de 4,1 mil. Inscrições ficarão abertas de 19 de junho a 21 de agosto de 2023. Até 25 de maio de 2023 os candidatos poderão solicitar redução do valor da taxa de inscrição.

Por Elcio Silva | Foto: Marcos Santos/USP Imagens
12/5/2023 11h59

A Universidade de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) abre, de 19 de junho, às 12h, até 21 de agosto de 2023, também às 12h, as inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional para o período letivo 2024. As inscrições e a seleção serão realizadas pela FUVEST, que disponibiliza o edital e demais informações no endereço www.fuvest.br.  A taxa de inscrição é de R$ 330 (trezentos e trinta reais).no

Serão aceitos pedidos de redução do valor da taxa de inscrição apenas nos casos previstos na Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007. O período para solicitações será de 15 de maio, às 12h, até 25 de maio de 2023, às 12h. Os interessados deverão acessar o site da FUVEST, preencher o formulário online e enviar de forma eletrônica os documentos pessoais e comprovantes de sua situação socioeconômica.  No dia 15 de junho de 2023, a partir das 12h, o candidato poderá consultar o site para saber se foi contemplado.

Poderão participar do programa os interessados que concluíram ou venham a concluir, até 28.02.2024, o bacharelado em um dos seguintes cursos de graduação: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física/Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Pública/Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional, e que, até o dia da matrícula, obtenham a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

A residência em área profissional da saúde, em ambas as modalidades deste edital, se constitui como ensino de pós-graduação lato sensu sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, incluindo plantão. A duração é de dois ou três anos conforme a Portaria Interministerial nº 1.077, de 12/11/2009.

Seleção

O processo seletivo terá duas fases.  A primeira fase será constituída de provas objetiva e dissertativa e realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 17 de setembro de 2023. A segunda fase será uma análise curricular pela comissão do processo seletivo a partir dos documentos que deverão ser anexados no site da FUVEST.

O local das provas será informado no site da FUVEST a partir do dia 8 de setembro de 2023, às 12h, juntamente com a relação dos candidatos efetivamente inscritos e convocados.

A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital.

Vagas

Serão oferecidas mais de 200 bolsas distribuídas em 14 profissões e cada candidato poderá concorrer, em sua área profissional, a até três programas ou áreas de concentração, com exceção de Física Médica e Medicina Veterinária, em que o candidato deve escolher somente uma opção de programa e área de concentração. A residência prevê ainda uma bolsa mensal para os classificados no valor de R$ 4.106,09, custeada pelo Ministério da Saúde, pelo período de duração do curso, a partir do início das atividades na Residência.

Os programas de residência da Universidade de São Paulo têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, devendo ser cursadas em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização.

Edital

O edital completo e mais informações podem ser obtidas no site da FUVEST através do link https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/

USP abre inscrições para residência profissional em saúde em 2024
  • Classificação: Livre