USP participa de Cúpula Internacional de Responsabilidade Social Universitária

Comunicação - PRCEU - 11/11/2016

A Terceira Cúpula sobre Responsabilidade Social Universitária foi realizada na China e contou com a presença de 10 países representados por 14 instituições. A USP foi a única da América Latina.

Por Vitor Andrade
09/11/2016 15h05

Nos últimos dias 4 e 5 de novembro, a USP participou  em Pequim, China, da Terceira Cúpula de Responsabilidade Social Universitária, realizada pela University Social Responsibility Network, organização internacional dedicada a espalhar pelas universidades ao redor do mundo a prática da integração de comunidades acadêmicas com as comunidades locais.

Convidada pela primeira vez para a cúpula, a Universidade de São Paulo foi a única representante da América Latina em um grupo de 14 instituições, que inclui a Universidade de Cambridge e a Universidade Washington, representando dez países: África do Sul, Austrália Brasil, China, Coréia, Estados Unidos, Hong Kong, Israel, Japão e Reino Unido.

Com eventos sediados na Universidade Politécnica de Hong Kong e na Universidade de Pequim a Cúpula foi dividida em duas partes. Em uma delas foi realizada a Mesa Redonda Presidencial, na qual a USP foi representada pelo Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, e pelo Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Gerson Tomanari. Na outra parte, o Fórum dos Estudantes realizou  palestras e debates entre os integrantes das universidades convidadas.

As apresentações da Mesa Redonda incluíram temas como Traduzindo Visão em Ação e Impacto e Engajamento da Comunidade na Educação Superior: Políticas e Práticas, em que foram discutidos os possíveis caminhos para que a administração universitária seja uma força positiva para a integração comunitária.

USP participa de Cúpula Internacional de Responsabilidade Social Universitária

Prof. Marcelo de Andrade Roméro, durante pronunciamento na Terceira Cúpula de Responsabilidade Social Universitária em Pequim – China.

A USP pôde apresentar, nessa ocasião, informações sobre as variadas atividades de extensão que desenvolve junto à comunidade, bem como órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e também ações e dados relativos ao ingresso na graduação.

Para Roméro, o evento foi de grande importância para reforçar a importância que a USP dá a essa área.

“São poucas as instituições que dão tamanho peso à extensão e suas relações com a comunidade, e os participantes do evento realmente se surpreenderam quando souberam de tudo o que a USP realiza”, destacou.

Já o Fórum dos Estudantes, realizado no campus da Universidade de Pequim, contou com mais de 100 alunos escolhidos para representar suas universidades na Cúpula. Os times formados por estes estudantes apresentaram palestras sobre suas experiências com responsabilidade social. Estimulando Futuros Líderes através de Aprendizado em Serviço: Estratégias e Aprendizados e Construindo Cadapacidade de Resposta a Desastres – Estudantes Universitários como Primeiros Respondedores da Comunidade foram algumas das ações desenvolvidas no evento.

Terceira Cúpula de Responsabilidade Social Universitária - Pequim - China
  • 4/nov/2016 até 5/nov/2016