SARAU “Luiz de Queiroz”- Raízes indígenas

Assessoria Interior USP - 24/04/2024

Raízes Indígenas

Nossas verdadeiras raízes foram criadas por uma cultura onde o solo brasileiro era ocupado muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. A cultura indígena, em sua pluralidade de povos, línguas e costumes se manifesta por meio de comportamentos e costumes brasileiros, cujos traços das raízes compõem nossa história e o cotidiano.

Constituída por várias tribos, várias culturas e diversos rituais é uma cultura vasta e diversificada, onde cada povoado pertence a uma determinada etnia e região e carrega sua própria característica como qualquer outro povo do mundo.

Mesmo ocupando um mesmo território de terra, os povos indígenas compartilham das diversidades e similaridades, no que se refere à organização social coletiva, como por exemplo, ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões que consistem na crença de vários deuses baseadas em elementos da natureza; ausência da escrita, apesar da comunicação visual por meio de símbolos ser bastante forte.

Essa cultura tão forte e presente em nosso cotidiano, torna-se ainda mais presente quando o assunto é a culinária, por meio do consumo de peixes, castanhas, vegetais verdes e raízes, tendo como base da cultura indígena.

Já nos costumes, o almoço reforçado na metade do dia, o intervalo de descanso após a refeição e a fé inabalável também descende dos nossos primeiros povos.

As artes mostradas por meio do artesanato brasileiro, que também é diverso, são herdadas dos povos indígenas, presença marcante nos materiais rústicos, escolha de cores e até mesmo os traços ligados à natureza tem uma raiz profunda em todos nós.

Em se tratando de línguas e costumes, vocábulos ligados à fauna e flora no Brasil, são de origem indígena, como podemos citar o açaí, aipim, capim, jabuticaba, mandioca, pitanga, samambaia, mingau, moqueca, paçoca, jacaré, jabuti, quati, sucuri, tamanduá, tucano, dentre tantos outros.

A temática escolhida homenageia a cultura indígena, numa referência aos saberes ancestrais e conhecimentos certamente não esquecidos.

Venha fazer parte do Projeto Cultura Viva no campus

Professor Iran José Oliveira da Silva – Presidente da CCEx