Sérgio Adorno fala sobre cidadania em entrevista:  “Pensar em cidadania é pensar em cooperação social”

Sérgio Adorno fala sobre cidadania em entrevista: “Pensar em cidadania é pensar em cooperação social”

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 10/12/2015

A Revista de Cultura e Extensão USP – publicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – chega à 14ª edição com artigos inéditos sobre projetos de cultura e extensão universitária e uma entrevista com o sociólogo, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Sérgio Adorno. A publicação está disponível no Portal de Revistas da USP: www.revistas.usp.br/rce.

Em entrevista à Comissão Editorial da revista, Adorno traça um panorama sobre a atual situação política do Brasil, os movimentos sociais, a questão da violência e o processo de construção da cidadania em meio a isso. Cidadania também é o tema do texto da professora Diana Pozzi, editora responsável da Revista de Cultura e Extensão USP, que também integra esta edição.

O volume 14 da revista traz ainda oito artigos de diferentes áreas do conhecimento, que mostram a abrangência da área de extensão. Abre a edição o texto Energia e Sustentabilidade, do professor do Instituto de Energia e Ambiente e presidente da FAPESP, José Goldemberg. O autor destaca a necessidade de se pensar nas questões ambientais e da sustentabilidade tendo em vista a justiça social.

Dois projetos na área difusão da ciência estão em pauta: um deles é sobre o trabalho do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) que, desde 2001, vem promovendo uma série de atividades – entre exposições itinerantes, workshops e feiras de ciências – para estudantes da educação básica. Outro artigo nessa área é Divulgação Científica em Astronomia no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Na área de educação e memória, um artigo de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da USP avalia as práticas de leitura e literatura infantil nas escolas públicas a partir da análise do acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço (EFES).

Destaque também para dois artigos da Faculdade de Saúde Pública da USP: Dia sem Carne: Relato de um Projeto de Extensão, trabalho que procura discutir com a comunidade acadêmica os riscos causados pelo consumo excessivo de carne. Outro artigo nessa área é Cenário de Práticas para a Formação Universitária: O Olhar dos Estudantes que procurou investigar, entre os alunos do curso de Nutrição envolvidos com atividades de extensão, quais significados eles atribuem a tais atividades. Outro artigo na área da saúde, formado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da USP, UNESP, UNICAMP e Universidad Nacional de Buenos Aires, relatou os resultados de um curso comunitário cujo objetivo era oferecer intervenções não-farmacológicas para mulheres com excesso de peso.

Completa a edição o artigo Políticas de Controle da Desordem Urbana: A Experiência das Unidades de Ordem Pública na Cidade do Rio de Janeiro, do professor do Instituto de Relações Internacionais da USP Leandro Piquet Carneiro e do subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica da cidade do Rio de janeiro, Bruno Bondarovky.

RCE14 Capa1

Revista de Cultura e Extensão USP, volume 14,