Temas da ciência são apresentados em palestras no Parque CienTec

Comunicação - PRCEU - 13/04/2017

Desde 2013, ciclo Tarde Científica aborda os mais variados temas da ciência em encontros que complementam a visita ao local

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) dá continuidade aos encontros do ciclo Tarde Científica, apresentando no mês de maio duas palestras, nos dias 6 e 20 (sábados), às 15h.

Mantendo a característica do ciclo de selecionar assuntos diversos no mundo da ciência e tecnologia, os temas apresentados neste mês serão o combate ao câncer por nanopartículas magnéticas e a história do Museu de Zoologia da USP.

No dia 6 de maio, o professor do Instituto de Física da USP Valmir Antônio Chitta discutirá a atuação da física em um tratamento de câncer promissor, conhecido por hipertermia magnética. Nesse tratamento, nanopartículas magnéticas esquentam a região de um tumor com o  intuito de destruir ou enfraquecer células cancerígenas, dado que elas se tornam mais sensíveis quando expostas a temperaturas mais altas. A palestra terá o enfoque no papel que a física tem no desenvolvimento e produção dessas partículas.

Já no dia 20 de maio Márcia Fernandes Lourenço, educadora do Museu de Zoologia da USP, tratará da história do Museu, sua inserção no cenário da pesquisa em zoologia e as ações de divulgação que ocorrem no museu. Além disso, a educadora também abordará o surgimento de museus no mundo e o papel educacional que carregam na formação do cidadão.

Sempre aos sábados às 15h, as palestras das Tardes Científicas do Parque CienTec abrangem temas muito diversos dentro da ciência, desde avanços científicos recentes até reflexões sobre o estudo da ciência. Não é necessária inscrição prévia para as palestras. Para acompanhar toda a programação do parque e obter mais informações acesse www.parquecientec.usp.br/.

Tarde Científica no Parque CienTec (maio)
Onde | Parque CienTec – Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo – SP
Quando | 06/05 (Nanopartículas magnéticas no tratamento de câncer)  e 20/05 (Museu de Zoologia da USP), às 15h
Quanto | Gratuito