Produções originais para a TV como séries, episódios e filmes são exibidas no Cinema da USP

Comunicação - PRCEU - 30/05/2023

A nova programação destaca as obras em um outro espaço coletivo e imersivo de exibição

Por Fabio Rubira

O Cinema da USP (Cinusp) exibe gratuitamente até 25 de junho a mostra Da Telinha pra Telona, com uma seleção de produções que marcaram a história da TV mundial.

Além das tradicionais sessões de longa-metragens, a programação conta com episódios, séries completas e curtas. E também um formato inédito: a TV Cinusp, com seriados televisivos escolhidos para exibição na tela grande do cinema.

“Que há diferenças estéticas entre obras feitas para TV e para o cinema é evidente”, ressalta a apresentação da mostra. “Mas essas diferenças não significam que os produtos audiovisuais feitos para televisão sejam de importância menor que o cinema. A dicotomia entre os dois veículos está cada vez mais sendo ultrapassada, já há muito tempo eles se influenciam mutuamente, incorporando elementos de linguagem de um e de outro, mas com estruturas de produção essencialmente díspares”, ressalta a curadoria.

Tv CinuspA programação conta com a minissérie soviética “Um Milagre Ordinário“, que teve os dois episódios transmitidos em 1978. “Cathy Come Home” é um dos primeiros filmes do cineasta britânico Ken Loach, exibido em 1966 como parte de um programa semanal da BBC. De 1975, “Vida Nua” destaca a biografia de um pioneiro da causa gay no Reino Unido, interpretado por John Hurt, com transmissão em horário nobre na ITV, uma das poucas emissoras privadas do país. Já os seis episódios da minissérie “Cenas de um Casamento“, dirigida por Ingmar Bergman em 1973, serão exibidos na íntegra.

A série de TV “Twin Peaks“, com o roteiro em torno do assassinato da jovem Laura Palmer, também está entre os destaques, junto com “Capitu“, minissérie baseada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, exibida na TV Globo em 2008.

Já a TV Cinusp vai contar com duas sessões: “O mistério está no ar“, com obras televisivas que apelam para o misterioso e o fantástico, como “Twilight Zone” e “Doctor Who”, e “Senta que lá vem risada“, com sitcoms de sucesso como “I Love Lucy” e comédias contemporâneas como “A Grande família” e “Atlanta”.

A programação inclui ainda debates com os professores da USP Christian Ernst, Esther Hamburger e Fábio de Souza.

[yotuwp type=”videos” id=”lkt-hyjHA9s” ]

Serviço
As sessões de Da Telinha pra Telona, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e 19 horas. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e 18 horas.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.