Tradução é tema de simpósio no MariAntonia

Comunicação - PRCEU - 17/10/2023

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Centro MariAntonia da USP promove o simpósio “Exílio e tradução”, coordenado por Bruno Gomide, professor do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O evento, associado ao projeto FAPESP/LinCAr Exílio e tradução: os textos russos, é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Acompanhe a programação

Quarta-feira, 18 de outubro

14 horas
Derivas, diásporas e deslocamentos: filosofia do exílio em V. Flusser, J. Derrida e J. Hassoun – Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP)

Hubert von Schönfeldt, um conde ativista traduzindo no Brasil – Mariana Holms (USP)

Palavras no exílio. Linguagem e hospitalidade – Melanie Strasser (Mecila Maria Sibylla Merian Centre)

16h30

Roberto Schwarz, um tradutor entre grupos – César Marins (USP)

Eric Auerbach, exílio e tradução na Turquia – Munique Peralta (USP)

A língua rejuvenescida: Gombrowicz e o polonês extramuros – Pablo Fernando Gasparini (USP)

Traduzir: escrever entre línguas – Luis Krausz (USP)

Quinta-feira, 19 de outubro

14 horas
Contornos do projeto tradutório de Boris Schnaiderman – Walter Carlos Costa (UFC) –

Traduções em disputa: Schnaiderman, Rónai e Pereléchin – Bruno Gomide (USP)

Tatiana Belinky e a tradução de literatura russa – Cecília Rosas Mendes (UFRGS)

Nadiéjda Téffi e o lugar da mulher na emigração – Raquel Toledo (USP)

16h30

Os contos de Nadiéjda Téffi escritos no exílio em Paris: aspectos tradutórios – Ana Carolina Barros Vasques (USP)

O exílio e a aventura jornalística de A. Herzen – Giuliana Teixeira de Almeida (USP)

A mala de Serguei Dovlátov – Daniela Mountian (UFRGS)

Palestra de encerramento:
Translation as Cultural Transfer in Exile: Reflections on Memory Politics and Collective Identity – Arvi Sepp (Vrije Universiteit Brussels)

Simpósio “Exílio e tradução”

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | 18 (quarta) e 19 (quinta) de outubro, a partir das 14 horas

Quanto | Gratuito

Tradução é tema de simpósio no MariAntonia
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.