Teatro da USP abre inscrições para curso voltado para alunos imigrantes

Comunicação - PRCEU - 08/03/2024

Teatro da USP abre inscrições para curso voltado para alunos imigrantes

Teatro de Territórios tem o objetivo principal de acolher estudantes de outros países, estados e municípios que estão na graduação e pós-graduação da USP

Por Elcio Silva | Foto de capa Marcos Santos / USP Imagens
8/3/2024 – 16h30

O Teatro da USP (Tusp) está com inscrições abertas para o curso Teatro de Territórios. A iniciativa gratuita tem como público alvo estudantes de diversas localidades que estão em São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação da USP. Voltada principalmente para os moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp), pretende acolher imigrantes e migrantes em uma oficina livre de teatro sem qualquer necessidade de conhecimento prévio de artes cênicas. As inscrições são realizadas online até o dia 15 de março, mediante o preenchimento de um formulário. Clique aqui!

Idealizado por Maria Tendlau, orientadora de arte dramática do TUSP, o curso que será realizado na sala do TUSP Butantã, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, surgiu a partir da ideia de criar um espaço de integração com diferentes referências culturais.

Maria Tendlau é orientadora de arte dramática do Teatro da USP. Foto André Seiti.

“Foi um desejo meu, compartilhado com a direção do TUSP, de poder trabalhar com o teatro latino-americano. Comecei a notar muitos imigrantes latinos, moradores do Crusp, e também diversos estudantes de pós-graduação de vários lugares do continente africano. Me deu vontade de reunir essas pessoas porque é difícil ser estrangeiro, estar em outro lugar, se exaurindo nos estudos. É um momento para essas pessoas poderem trocar, se conhecerem e relaxarem um pouco dessa dinâmica da Universidade que às vezes é bastante puxada”.

O nome Teatro de Territórios foi definido por Tendlau como o intuito de encontrar um território comum para pessoas de localidades distintas. O curso está dividido em três bases: serão trabalhadas práticas performativas e de auto-ficção, a partir de material trazido pelos alunos, além de jogos simples de relação cênica e de  técnicas de composição chamadas de viewpoints com jogos de espacialidade.

O curso é voltado principalmente para imigrantes e migrantes que são moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp). Foto Marcos Santos / USP Imagens.

Teatro Vocacional

As aulas serão ministradas por Maria Tendlau que já tem experiência com teatro amador. Foi coordenadora e idealizadora do projeto de teatro vocacional da cidade de São Paulo, convidada pelo ator e diretor teatral Celso Frateschi durante sua gestão no início dos anos 2000 na Secretaria de Cultura da cidade. O programa vocacional existe até hoje e expandiu para outras artes.

“Eu não tenho nenhuma preferência em trabalhar com pessoas que já são do teatro. Sempre gostei muito do teatro vocacional, do teatro amador. Fundei e coordenei o projeto de teatro vocacional na cidade de São Paulo que é exatamente um teatro para pessoas que gostam e que tem vontade de conhecer. Tenho um apreço especial por um teatro que é feito por pessoas que não são da artes cênicas”, destaca.

A orientadora de arte dramática ressalta o caráter extensionista. “O teatro é um lugar bastante inclusivo, aceita a diversidade como poucos e propõe formas de expressão diversas e não necessariamente os quesitos de talento e técnica precisam estar presentes, é muito livre. Trabalhamos a partir de jogos que propõem situações em que os participantes se sintam confortáveis em um processo coletivo de criação”, completa Tendlau.

O curso será realizado de 22 de março a 28 de junho, às sextas-feiras, das 17 às 19 horas, com o oferecimento de 30 vagas. Caso as inscrições ultrapassem o número de vagas, a prioridade será dada para moradores do Crusp seguindo a ordem de inscrição.

Teatro de Territórios – curso de teatro voltado para estudantes imigrantes

O Teatro da USP (Tusp) está com inscrições abertas para o curso Teatro de Territórios. A iniciativa gratuita tem como público alvo estudantes de diversas localidades que estão em São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação da USP. Não há necessidade de conhecimento prévio em artes cênicas. As inscrições são realizadas online até o dia 15 de março, mediante o preenchimento do formulário do google forms: Clique aqui!

O curso será realizado de 22 de março a 28 de junho, às sextas-feiras, das 17 às 19 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109, campus Butantã da USP. Serão oferecidas 30 vagas.

Mais informações em usp.br/tusp ou no instagram @tusp.teatrodausp

Teatro de Territórios
  • 22/mar/2024 até 28/jun/2024
  • Classificação: Livre
  • usp.br/tusp
    • TUSP Butantã - Centro Cultural Camargo Guarnieri
    • Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã
    • São Paulo - SP
    • obs: As inscrições online seguem até 15 de março.