Tusp recebe Okupação Antropofágica

Comunicação - PRCEU - 28/07/2023

Entre julho e agosto, o Teatro da USP (Tusp) recebe a Okupação Antropofágica, com a Companhia Antropofágica, que propõe um percurso criativo composto pelo Opus Kantorianas Nº1 e pela Mostra Antropofágica 20 anos. Esta mostra traz a pesquisa realizada nas últimas décadas pela companhia sobre poéticas teatrais em diálogo com o teatro do diretor Tadeusz Kantor e o grupo Cricot 2, ambos poloneses.

A Okupação será composta por parte da Mostra Antropofágica 20 Anos, com apresentações de 4 espetáculos da trajetória do grupo e que estão ligados ao universo kantoriano. As três peças sobre a história do Brasil que compõem a Trylogia Terror e Miséria No Novo Mundo serão apresentadas em conjunto no mesmo dia: Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte 1: Estação Paraíso, Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte 2: O Império, e Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte III: Autópsia da República. E duas apresentações da peça Desterrados – Ur Ex Des Machine, espetáculo criado em 2015 especialmente para a exposição Máquina Tadeusz Kantor no Sesc Consolação em comemoração ao centenário de Tadeusz Kantor.

Além disso, a Antropofágica realiza um trabalho de criação com Ludmila Ryba, atriz e diretora polonesa que integrou a companhia Cricot 2 de teatro ao lado de Tadeusz Kantor, tendo atuado em diversas obras como Wielopole Wielopole. Ryba estará no Brasil dando continuidade à parceria com a Antropofágica iniciada em 2010, para dirigir o processo que será sediado pelo Tusp e que contará com dois Ensaios Abertos das Opus Kantorianas Nº1, título provisório do novo espetáculo da Antropofágica, criado durante a Okupação.

Acontece ao mesmo tempo no Tusp uma oficina gratuita ministrada por Ludmila Ryba, na qual os participantes poderão experimentar e tomar contato com exercícios e procedimentos desenvolvidos ao longo de décadas de trabalho pela artista.

Okupação Antropofágica

Mostra Antropofágica 20 anos
Trylogia Terror e Miséria no Novo Mundo
29/07/2023 (Sábado)
Parte I – 16h
Parte II – 18h
Parte III – 20h
30/07/2023 (Domingo)
Parte I – 15h
Parte II – 17h
Parte III – 19h

Desterrados UR EX DES MACHINE
05 e 06/08/2023
Sábado – 20h
Domingo – 19h

Ensaio Aberto Opus Kantorianas Nº1
12 e 13/08/2023
Sábado – 20h
Domingo – 19h

Oficina de Objetos com Ludmila Ryba – Atriz e Diretora
Datas e Horários: 31/07, 01, 02 e 03/08/23, das 9h30 às 15h Destinada a profissionais e estudantes de artes cênicas. (30 vagas, 15 p/ ouvinte, 15 p/ prática)

Onde  | Teatro da USP
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Classificação Indicativa dos Espetáculos e da Oficina  | 18 anos

Lotação | 96 lugares | Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Ingressos | via: sympla.com.br/antropofágica e na bilheteria 1 hora antes da sessão.

Sobre a Antropofágica
A Antropofágica é um grupo de teatro de São Paulo fundado em 2002. Tem a antropofagia como princípio motivador de seu processo sócio-artístico. Com cerca de trinta integrantes, o grupo realiza pesquisas, peças, processos formativos e festivais em espaços culturais, escolas públicas e ruas. Seus mais de 20 espetáculos denotam a busca por uma teatralidade brasileira contemporânea, interessada em explorar as possibilidades criativas contidas na tensão entre as esferas do teatro político, da indústria cultural e das vanguardas estéticas.

O grupo transita por formas artísticas variadas, buscando assimilar, como o antropófago, as virtudes do que devora. Nesse processo, o grupo opera com referências nacionais e internacionais, eruditas e populares, da cultura de massas, do cinema, da música, da poesia e das artes plásticas. O resultado é uma linguagem teatral híbrida, marcada por uma genealogia teatral dos mecanismos de poder na sociedade, por uma investigação histórica da subjetividade e pela necessidade permanente de responder ao tempo presente com um teatro original, potente e crítico.

Suas realizações envolvem para além dos espetáculos, os processos pedagógicos e comunitários, materializados nas Oficinas de Teatro e Música, no Núcleo Py de formação teatral, na Revista Bucho Ruminante, na manutenção do Teatro Pyndorama e do Território Cultural Okaracy, localizados respectivamente na região central e no extremo noroeste.

Em 2023 a Antropofágica realiza o projeto Labirintos de Labyrintoz no qual dá sequência ao processo de pesquisa permanente do grupo e prepara diversas ações para comemorar seus 20 anos de história e atuação teatral, dentre elas um novo espetáculo dirigido pela polonesa Ludmila Ryba.

Sobre Ludmila Ryba
Ludmila Ryba nasceu na Polônia mas mora na Itália desde 1973. Foi integrante da companhia Cricot 2 de teatro dirigida pelo multiartista Tadeusz Kantor de 1979 até 1992, atuando em Wielopole Wielopole, The machine of love and death, I shall never return. Ludmila atuou também como assistente de Tadeusz Kantor durante as oficinas de Milão (1986) e em Avignon (1990). Juntamente com outros atores do Cricot 2, conduziu oficinas de teatro na Itália e na França. Desde 1994 trabalha na França com Compagne du Sigulizer, grupo criado por Marie Vayssiere, também integrante da companhia Cricot2.

Tusp recebe Okupação Antropofágica
  • 29/jul/2023 até 13/ago/2023