Criado em 1994 pela professora Eclea Bosi, o programa Universidade Aberta à Terceira Idade era nessa época uma iniciativa pioneira e quase não havia similares no Brasil. No entanto, com o passar dos anos, esse tipo de programa passou a ser mais comum e popularizou-se em diversas outras universidades. Por isso, em 2018, o programa da USP passou a se chamar USP Aberta à Terceira Idade, a fim de evitar dúvidas do público quanto às atividades oferecidas.
No entanto, em 2019, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Tendo em vista que esse público vem crescendo muito, ele representa cada vez mais uma população heterogênea, com grandes diferenças entre os indivíduos que a compõem.
Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+.
De 10 a 18 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades. Veja mais aqui.
Confira o vídeo e saiba mais:
Bom dia, gostaria de saber quando começa às inscrições para as atividades deste ano 2022, faço parte do projeto 60+,, USP ribeirão preto.
Caro Lindolfo, no dia 1 de fevereiro de 2022 serão publicadas no site as disciplinas disponíveis para o primeiro semestre, bem como demais informações de inscrição.