• A+
  • A-
Fechar

Selecionados: edital para iniciativas de cultura e extensão ligadas ao desenvolvimento sustentável da ONU

Comunicação - PRCEU - 08/09/2020
Atualização de 8/9/2020

Conforme previsto no edital – vide notícia abaixo – a PRCEU divulga o resultado final com os projetos selecionados pela Comissão de Seleção e Avaliação do Edital 01/2020 – ODS-ONU (1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU).

Veja os projetos no quadro abaixo ou clique aqui para baixar a lista em PDF.

Lista Final dos Projetos Aprovados no EDITAL ODS-ONU
______________________________________________________________
Atualização de 24/8/2020-

Conforme previsto no edital – vide notícia abaixo – a PRCEU divulga os projetos pré-selecionados pela Comissão de Seleção e Avaliação do Edital 01/2020 – ODS-ONU (1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU).

Os coordenadores dos projetos poderão interpor recurso por meio do Sistema Apolo, no período de 25 a 30/08/2020.

Veja os projetos no quadro abaixo ou clique aqui para baixar a lista em PDF.

Lista de Projetos Pre Selecionados EDITAL ODS-ONU

_____________________________________________

Edital prevê auxílio de 500 mil reais para projetos ligados ao desenvolvimento sustentável da ONU

Por Elcio Silva
30/7/2020 16h50 atualizado em 4/8/2020 16h31

 

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP abre inscrições para o 1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU.

O intuito é apoiar financeiramente projetos que estejam relacionados a pelo menos uma de suas 17 linhas temáticas e, fortalecer a interação da USP com a sociedade, favorecer a inovação no sentido de contribuir com o desenvolvimento nacional, estimular a concretização dos direitos humanos, a redução de desigualdades e a conquista dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Além das unidades de ensino e órgãos, pretende-se incrementar as ações dos programas e órgãos da PRCEU nos campos da diversidade, do cooperativismo, da acessibilidade, da cultura, da terceira idade e da articulação com as comunidades no entorno dos campi.

Os eixos temáticos são:

1 – Erradicação da pobreza;
2 – Fome zero e agricultura sustentável;
3 – Saúde e bem-estar;
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de gênero;
6 – Água potável e saneamento;
7 – Energia limpa e acessível;
8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
13 – Ação contra a mudança global do clima;
14 – Vida na água;
15 – Vida terrestre;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes; e
17 – Parcerias e meios de implementação.

Serão selecionados apenas projetos que tenham ligação com pelo menos uma dessas áreas e que sejam coordenados por docentes ativos da USP sob a supervisão das comissões de cultura e extensão das unidades ou órgãos equivalentes. 

Além disso devem envolver contato com a população externa a Universidade, ter comprovado impacto social para a concretização de direitos humanos, para a consolidação de entidades e projetos do terceiro setor e para a redução de desigualdades e de outras finalidades dos programas oficiais da PRCEU. Os projetos também deverão apresentar a relevância para as atividades de formação de graduação e pós-graduação, o respeito a sustentabilidade, a comprovada possibilidade de execução mesmo em período de isolamento social e apontar mecanismos e indicadores de avaliação de impactos e resultados. 

Para Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, é um papel da Universidade estreitar os laços com a sociedade. “A USP está alinhada às propostas da ONU em relação às demandas das ODSs. Apoiar financeiramente projetos com foco nestas temáticas, evidencia não só o nosso compromisso com os desafios globais da sociedade como também, em disponibilizar o conhecimento de excelência gerado pela Universidade para fora dos seus muros.”

O edital concederá auxílios até o valor total de 500 (quinhentos) mil reais, sendo que cada projeto aprovado poderá receber até 10 (dez) mil reais. Os auxílios poderão ser empregados pelo período máximo de 12 (doze) meses conforme cronograma apresentado e os limites temporais estabelecidos.

Para se inscrever os docentes deverão encaminhar, entre os dias 1 e 12 de agosto de 2020, via Sistema Corporativo Apolo, um projeto que observe o item 1 e seus subitens deste edital.  Além do projeto, os coordenadores deverão juntar, na inscrição, um parecer técnico da assistência financeira da unidade, ou órgão, declarando a conformidade das despesas financeiras previstas com as regras deste edital. O documento deverá ser anexado à proposta por meio de upload.

A inscrição deverá ser homologada pelo presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) até o dia 14 de agosto de 2020. Apenas os aprovados pela CCEx serão analisados pela PRCEU. Serão considerados somente os trabalhos com ações previstas entre 15 de setembro de 2020 e 14 de setembro de 2021.

A lista inicial dos projetos selecionados será divulgada no dia 24 de agosto de 2020 por meio do Sistema Apolo e do site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Recursos poderão ser interpostos de 25 a 30 de agosto de 2020. A seleção final será divulgada em 8 de setembro de 2020 nos mesmo canais.

Confira o edital abaixo para mais informações ou clique aqui para o download:

EDITAL_FOMENTO_ODS_ONU_versao_31_07

 

Selecionados: edital para iniciativas de cultura e extensão ligadas ao desenvolvimento sustentável da ONU
  • Classificação: Livre