• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

Comunicação - PRCEU - 11/01/2024

O público 60+ pode participar de disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, tecnologia e educação, além de ações complementares como atividades físicas e culturais

Por Elcio Silva
11/1/2024 – 17h48

 

A USP abre, a partir do dia 29 de janeiro, inscrições para o primeiro semestre de 2024 do programa USP 60+. Em sua 57ª edição, a iniciativa gratuita completa 30 anos de atuação. Realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza mais de 4 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. As inscrições seguem até 20 de fevereiro.

A consulta das vagas e como efetuar a matrícula será disponibilizada a partir de 29 de janeiro no site cultura.usp.br/usp60. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. 

São mais de 200 atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.

Egidio Dorea Usp 60+

O médico Egidio Lima Dórea coordena o programa USP 60+. Foto Divulgação.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida. Sabemos que esta é uma das características principais para você ter um envelhecimento saudável.”

Para Dórea, outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações. “Nós inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com os alunos da graduação.”

Produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal e orçamento público são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, dança de salão, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 30 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Em 2017 a Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária produziu um documentário em homenagem a Ecléa Bosi. A homenagem foi exibida em reunião do Conselho de Cultura e Extensão Universitária da USP, realizada  em 09 de março de 2017, com a presença da docente. Ecléa Bosi coordenou o Programa USP 60+ de 1994 a 2016 quando ainda se chamava Universidade Aberta à Terceira Idade da USP. Confira abaixo.

A professora Ecléa Bosi criou o Programa USP 60+ em 1994 e o coordenou até 2016, quando ainda se chamava Universidade Aberta à Terceira Idade da USP.

 

Confira o vídeo publicado pelo Cultura na USP no Instagram!

Serviço

USP 60+ abre vagas para o primeiro semestre de 2024

A relação completa de atividades está disponível no site cultura.usp.br/usp60 a partir de 29 de janeiro de 2024.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: e-mail usp60@usp.br.

USP 60+ abre inscrições para o primeiro semestre de 2024
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.