Longevidade é discutida em encontros na USP e na Unibes Cultural

Comunicação - PRCEU - 04/08/2017

Palestras gratuitas tratam de assuntos como a finitude, a memória e o papel do idoso na literatura infantil

A USP, através do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), firmou uma parceria com a Unibes Cultural para uma série de palestras que tratam sobre o processo de envelhecimento. Os encontros gratuitos fazem parte do novo programa Unibes Cultural Sênior e acontecerão em agosto, setembro e novembro, tanto na Unibes quanto no Núcleo dos Direitos da USP.

Dando início ao ciclo de palestras, a professora do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), Maria Julia Kóvacs, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do IP-USP, discute a finitude em duas datas. O conteúdo abordado será discutido no dia 16 de agosto, das 20h às 22h, na Unibes Cultural, e também no dia 18, das 14h às 16h, no Núcleo de Direitos.

Em setembro, o professor José Nicolau Gregorin Filho, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), traz para o público o papel do idoso na literatura infantil.

Ministradas por Neuza Guerreiro de Carvalho, os temas das palestras de novembro são: “Memória: a cidade de São Paulo ao longo do século XX e XXI” e “Envelhecendo na cidade de São Paulo”. Paulistana e apaixonada pela cidade, Neuza coleciona fotografias e informações sobre a capital paulista e trabalha, desde 1997, com recuperação de memórias de vida.

Segundo Egidio Dórea, coordenador do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, o objetivo da parceria é “oferecer as oportunidades para uma aprendizagem contínua e cumulativa, potencializando assim o crescimento individual, as relações e a participação social do idoso”.

Para mais informações acesse o site da Unibes Cultural ou o Facebook da UATI.

Finitude – Profa. Maria Julia Kóvacs

Onde | Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo – SP
Quando | 16/08 às 20h

Onde | Núcleo de Direitos da USP – Rua do Anfiteatro, 181, Colméias | Favo 15
Cidade Universitária, São Paulo – SP
Quando | 18/08 às 14h

Encontros de setembro e outubro: datas a definir. Para receber atualizações, os interessados podem acessar o nosso site ou seguir a página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP no Facebook.

Encontros USP e Unibes Cultural
    • Núcleo dos Direitos