Vencedor do Grammy se apresenta em concerto gratuito da Osusp

Comunicação - PRCEU - 05/07/2022

Vencedor do Grammy 2001 na categoria “Melhor Solista Instrumental com Orquestra”, Alex Klein será regente e solista do concerto gratuito

Por Elcio Silva
5/7/2022 13h06

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza apresentação gratuita no Anfiteatro Camargo Guarnieri na próxima sexta-feira, 8 de julho, às 20 horas. Com mais de quatrocentos lugares, a apresentação é aberta a toda população, sem a necessidade de vínculo com a USP. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente online e uma cota será disponibilizada no dia do evento.

Alex Klein With Daniel Barenboim And The Chicago Symphony Orchestra At Carnegie Hall, November, 2005. Arquivo Pessoal

Alex Klein (esquerda) com Daniel Barenboim e a Orquestra Sinfônica de Chicago no Carnegie Hall (novembro de 2005). Arquivo Pessoal.

Sob a regência e solo do oboísta e maestro Alex Klein, o repertório une compositores brasileiros com Schumann. A abertura traz  Abertura em ré, de José Maurício Nunes Garcia, seguida de Concertino para oboé e orquestra de câmara, de José Siqueira, com solo de Klein. A obra Sinfonia nº 1, em si bemol maior, op. 38, de Robert Schumann, finaliza a noite.

Concerto Osusp Alex Klein

Com uma trajetória que se iniciou aos nove anos, Klein é hoje um dos principais oboístas da atualidade. Iniciou seus estudos musicais na infância em Curitiba e depois seguiu para o Conservatório de Música de Oberlin e para Instituto Curtis de Música, em Filadélfia. Klein recebeu o prêmio Grammy por sua gravação do Concerto para Oboé de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago, conduzida por Daniel Barenboim. Em 2020 também foi indicado para a premiação, desta vez como produtor para o álbum Sonatas para Oboé do Século 20.

Atualmente é solista de Oboé da Orquestra Filarmônica de Calgary, no Canadá, além de professor no instrumento na Universidade DePaul, em Chicago – EUA.

Serão arrecadados alimentos não perecíveis para doações às comunidades do Butantã.

– José Maurício Nunes Garcia
Abertura em ré (5’)

– José Siqueira
Concertino para oboé e orquestra de câmara (12’)
Solista: Alex Klein

I. Pregão (5’)
II. Variações sobre o tema folclórico (4’)
– 1ª variação (Lento)
– 2ª variação (Sem rigor de tempo)
– 3ª variação
III. Allegretto (3’)

– Robert Schumann
Sinfonia nº 1, em si bemol maior, op. 38 (30’)
– Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace (11’)
– Larghetto (6’)
– Scherzo: Molto vivace (5’)
– Allegro animato e grazioso (8’)

Osusp | Temporada 2022
Compositores brasileiros e ciclo Schumann

Anfiteatro Camargo Guarnieri

Quando | 8 de julho de 2022, sexta-feira, às 20 horas.
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis
É obrigatório o uso de máscara e comprovação de vacinação. Recomenda-se a chegada com 30 minutos de antecedência.
Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brhttp://www.osusp.prceu.usp.br/

Vencedor do Grammy se apresenta em concerto gratuito da Osusp