• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe apresentação musical Volver a Latinoamérica

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe apresentação musical Volver a Latinoamérica

Comunicação - PRCEU - 25/05/2016

O projeto musical Volver a Latinoamérica criado em outubro de 2015 pela dupla de musicistas Giulia Faria e Carolina Andrade tem como inspiração as canções da compositora e cantora chilena Violeta Parra.

Por Elcio Silva

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM recebe, no próximo dia 02 de junho, às 12h, a apresentação musical Volver a Latinoamérica. O projeto é coordenado pelo Prof. Michael Alpert do Laboratório de Música de Câmara da ECA – USP – LAMUC e desenvolvido pelas musicistas Giulia Faria e Carolina Andrade. A apresentação gratuita será realizada na sala de música da biblioteca.

Volver a Latinoamérica é um projeto musical da dupla criado em outubro de 2015 que teve como inspiração inicial as canções de Violeta Parra, compositora, cantora, escritora e artista plástica chilena nascida em 1917, símbolo da cultura nacional e precursora do Movimento da Nueva Canción Chilena.

De acordo com Giulia o projeto nasceu do interesse por Violeta e pelos artistas influenciados por ela. Em sua primeira fase, Parra se dedicava à música folclórica chilena e mais tarde começou a escrever canções com letras críticas, que contavam a dura realidade dos campesinos de sua época e ao mesmo tempo criticavam instituições como a Igreja e o governo.

“Essa linha de canções engajadas politicamente se perpetuou por movimentos artísticos liderados por artistas posteriores a ela que usavam essa música de protesto como forma de expressão durante períodos de ditaduras militares na América Latina. Eu e Carolina, além de termos uma ligação afetiva com a beleza dessas canções, também acreditamos que elas foram muitos importantes na época em que foram escritas e interpretadas com maior peso e que suas mensagens ainda são muito atuais, sendo assim é muito válida a continuidade em sua divulgação para o público” relata Giulia.

Giulia e Carolina usaram como referência as interpretações da cantora argentina Mercedes Sosa para as músicas de Parra e de outros importantes compositores latino-americanos, como María Elena Walsh, Atahualpa Yupanqui, Fito Paez, Tejada Gómez, César Isella, Ariel Ramírez, Daniel Viglietti, Víctor Jara, entre outros.

A escolha do repertório foi pensada principalmente por sua importância e representação social. A função que tais canções tiveram como crítica político-social e meio de expressão contra a repressão nos difíceis tempos de ditaduras latino-americanas entre as décadas de 60 e 70 norteiam o projeto.

Para as musicistas o projeto pretende cumprir uma função didática mais ampla. “Volver a Latinoamérica tem o objetivo de levar a canção popular ao público de uma maneira simples e delicada, porém muito consciente e sólida, buscando despertar nele o interesse pela cultura latino-americana e em uma instância mais profunda, desejamos abrir caminho para que os brasileiros se identifiquem com essa cultura, vejam e sintam-se como parte dela”, completam.

Sobre o Laboratório de Música de Câmara da ECA – USP | LAMUC

O LAMUC é constituído pelas disciplinas Música de Câmara, Práticas Camerísticas e pelo Conjunto de Música Antiga. Reúne alunos de graduação, pós-graduação e Extensão Cultural. O principal objetivo do laboratório é preparar os alunos para a prática profissional. Ele se ocupa não só dos aspectos essenciais para a formação do músico, como as questões específicas relacionadas ao estilo e à interpretação musical, mas também de dificuldades práticas envolvendo a preparação de concertos: planejamento dos ensaios levando em conta prazos determinados, relação com o público, controle do stress, diferentes situações acústicas, presença de palco e o falar em público.

Sobre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.

As musicistas

Giulia Faria é cantora e violonista graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo. Em 2015 foi vencedora do Programa Nascente na categoria Intérprete Vocal de Música Popular. Integrou o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Coro Jovem do Estado de São Paulo. Mantém como prioridade em seus estudos não só educação musical, como também a pesquisa e interpretação em música popular.  Encontrou na música popular latino-americana correspondência e fonte para seu trabalho, sobretudo como cantora, e busca divulgar e valorizar essa essas referências musicais que compõem a identidade e história dos povos latino-americanos.

Violonista e arranjadora, Carolina Andrade é formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo. Atualmente é mestranda na mesma instituição, desenvolvendo pesquisa sobre regentes-arranjadores na área coral. Como violonista, integrou a Camerata Heitor Villa-Lobos e a Orquestra de Violões do Guarujá, onde surgiram as primeiras experiências como arranjadora, escrevendo para conjuntos de violões e para violão solo. Atuou como coralista e regente, passou a fazer arranjos corais e também para outras formações. Para a musicista “A música popular latino-americana vem unir os universos violonístico e vocal, tanto na produção de arranjos e transcrições específicos para essa formação, quanto na performance, trabalhando com linguagens de diversos gêneros e contribuindo para a difusão da cultura latino-americana”.

Serviço
Projeto Musical Volver a Latinoamérica
Com Giulia Faria e Carolina Andrade

Quando | 02 de junho, 12h – quinta-feira
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM
Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária – Butantã. Tel: (11) 2648-0310
Classificação | Livre
Duração | 1h
Lotação | 130 lugares
Entrada gratuita

Fotos
Confira as fotos no álbum do google drive http://bit.ly/1sQoaQs
Créditos | Anne Karoline Moreira.

Saiba mais sobre o projeto em: http://volveralatinoamerica.tk/

Contato
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM
Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária – Butantã

Mais informações pelo e-mail bbm@usp.br ou pelo telefone (11) 2648-0310.

Facebook www.facebook.com/bibliotecabrasilianamindlinusp Site www.bbm.usp.br

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe apresentação musical Volver a Latinoamérica
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.