Atividades do novo USP Sustentabilidade serão lançadas no 1º Congresso de Cultura e Extensão

Comunicação - PRCEU - 22/11/2021

Ações de desenvolvimento sustentável congregam múltiplos setores acadêmicos visando a realização de cursos, oficinas e práticas realizadas em campo

Texto: Fabio Rubira/PRCEU | Foto: Marcia Regina Mauro/Divulgação

O projeto USP Sustentabilidade, reunindo diversas unidades e institutos em uma iniciativa conjunta e interdisciplinar inédita, será lançado oficialmente no 1º Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

As ações serão inauguradas nesta sexta-feira (26) em um projeto piloto na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, campus Butantã da USP na capital. O espaço para o desenvolvimento de atividades ecológicas, em formato de laboratório aberto e experimental, está localizado no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp).

As experiências envolvem o cultivo sustentável de alimentos em uma horta agroecológica, irrigada com água pluvial e instalada junto a uma composteira e jardim de chuva, além de um meliponário – com abelhas nativas sem ferrão – e o respectivo cultivo de flores para sua alimentação.

O projeto contempla ainda paredes e telhados verdes, uso de energia solar e aproveitamento de resíduos, a partir de estratégias e habilidades que têm como origem experiências e pesquisas desenvolvidas em diversas áreas dentro da própria Universidade.

Para promover a educação ambiental, o USP Sustentabilidade prevê a realização de cursos e disciplinas regulares, além de oficinas para os públicos interno e externo. Serão temas como meliponicultura, com técnicas de manejo de abelhas sem ferrão, bioconstrução e geração de energia limpa, e também o incentivo à alimentação saudável, com visitas guiadas à horta, preparação culinária e degustação dos vegetais colhidos.

“Cria-se um espaço de experimentação e disseminação dessa cultura de sustentabilidade para o público interno da USP em um local de convívio com diversos grupos da sociedade, visando uma construção conjunta de conhecimentos e repasse de experiências”, justifica o professor Antonio Mauro Saraiva, coordenador do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. “Trata-se também de iniciativa alinhada com diversas políticas da USP, como as que norteiam as ações da Superintendência de Gestão Ambiental.”

O Cepeusp foi escolhido para a fundação do USP Sustentabilidade devido aos amplos espaços ao ar livre, com incidência de sol e chuva, junto a construções já existentes para abrigar as atividades internas. “É um local de convergência natural da comunidade universitária e de grupos externos variados em busca de uma vida mais saudável e do contato direto com a natureza”, destaca Saraiva.

A iniciativa, que futuramente deve passar a ser um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), conta também com a participação da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), do Grupo de Estudos de Agricultura Urbana do IEA; Horta da Faculdade de Medicina (FMUSP); Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão (Nace) Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública (FSP); Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) e Núcleo de Pesquisas em Redes Elétricas Inteligentes (Naprei) da Poli; Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec-USP); além de colaboradores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG); Instituto de Biociências (IB); Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Serviço

O lançamento oficial do USP Sustentabilidade acontecerá durante a programação do 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP, que será realizado de forma online nos próximos dias 25 e 26 de novembro.

A transmissão de inauguração será feita nesta sexta-feira (26/11), às 13h00, exclusivamente no site www.extensao.usp.br/congresso.

USP Sustentabilidade | Lançamento
  • 26/nov/2021 até 26/nov/2021