Chamada para Workshop MA/VN

Centro Universitário Maria Antonia - 04/07/2022

ATUALIZAÇÃO | Inscrições prorrogadas até 22 de julho

Entre os dias 4 e 15 de julho, estão abertas as inscrições para o Workshop MariAntonia/Rua Dr. Vila Nova – MA/VN, que acontecerá entre os dias 25 a 29 de julho, no Centro MariAntonia da USP.

Pensada como uma oficina de ideias, a atividade dialoga com a proposta de criação de um novo núcleo de cursos de extensão da USP junto ao Centro MariAntonia, no bairro da Vila Buarque. A atividade acadêmica promovida pelo MariAntonia, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, tem como foco a requalificação do edifício da antiga Faculdade de Economia e Administração, à rua Dr. Vila Nova nº 268, no centro expandido da cidade, provendo a sua integração física e funcional ao conjunto edificado do Centro MariAntonia.

Contando com a participação de professores e pós-graduandos da FAUUSP, as inscrições para o workshop estão abertas a alunos de graduação da USP dos cursos de arquitetura e urbanismo, de design e de engenharia civil. Os participantes terão direito a certificado de participação. As inscrições devem ser feitas no formulário – https://forms.gle/z2G6tnEJmJu7RtZS9.

Com 50 vagas, o workshop será realizado no próprio Centro MariAntonia, contando com atividades de levantamento in loco, palestras, discussões e ateliê de projetos ligados a questões de requalificação arquitetônica, reuso de estruturas pré-existentes e sustentabilidade, culminando com exposição e debate públicos dos resultados.

Devolvido à USP em 2018, o edifício, construído em 1926,  oferece excelentes condições de acessibilidade e visibilidade pública, ampliando significativamente o alcance social de grande quantidade de cursos de difusão e atualização oferecidos pela USP, através do próprio Centro MariAntonia , dos demais órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e das mais diversas unidades de ensino, museus e institutos especializados da USP.

Coordenadores:
Helena Ayoub (Professora de Projeto da FAU)
Rodrigo Queiroz (Professor de Projeto da FAU)
Juliana Braga (Professora de Projeto da FAU)
José Lira (Professor de História da Arquitetura da  FAU)
Ana Castro (Professora de História do Urbanismo da  FAU)

Monitores:
Márcio Fontão (Doutorando em Projeto da FAU)
Gabriel Sepe (Mestrando em Projeto da FAU)
Luiza Santos (Mestranda em História da FAU)

Calendário:
Workshop MA/VN