Mostra “Sonhadores” inaugura o calendário 2023 no Cinusp

Comunicação - PRCEU - 30/01/2023

A programação marca o início dos 30 anos do Cinema da USP que serão celebrados em outubro

Por Fabio Rubira
30/1/2023 – 12h07

O Cinema da USP (Cinusp) realiza até 26 de fevereiro as exibições da mostra “Sonhadores“, com diferentes personagens e suas realizações inspiradas por anseios e objetivos variados.

São 17 filmes que abordam o sonho como algo essencial à natureza humana, com a diversidade destes desejos se relacionando às necessidades e paixões individuais ou coletivas.

Entre os destaques da programação estão “Noites de Cabíria” (1957), de Federico Fellini; “Sal da Terra” (1954), que relata a luta de mineiros do Novo México em busca de condições dignas de trabalho e de vida; “Rocky: Um Lutador” (1976), com a saga de um boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados e “Um Sonho de Liberdade” (1994), com Tim Robbins e Morgan Freeman.

Também serão exibidos “La La Land – Cantando Estações” (2017) e “Nasce Uma Estrela” (1954).

A mostra conta ainda com o japonês “Swing Girls” (2004), o indiano “Pyaasa” (1957) e os nacionais “2 Filhos de Francisco” (2005), com os sonhos de Zezé di Camargo & Luciano e “Rio, Zona Norte” (1957), de Nelson Pereira dos Santos com Grande Otelo e Jece Valadão.

As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16h e 19h00. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16h e 18h00.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

[yotuwp type=”videos” id=”niQDWgGn28Y” ]

30 anos de Cinusp

Diretor do Cinusp, Eduardo Victorio Morettin já antecipa as comemorações dos 30 anos que serão celebrados em outubro com “uma mostra especial e sessões em homenagem aos personagens que construíram o Cinusp Paulo Emílio ao longo dessas três décadas”.

“Serão realizadas parcerias ao longo do ano, como um ciclo, no segundo semestre, com a Cinemateca Brasileira e Associação Paulista de Cineastas (Apaci)”, adianta o professor.

Sonhadores
    • Cinusp Nova Sala