Parque CienTec recebe público para Observação Astronômica

Comunicação - PRCEU - 29/07/2022

Evento noturno tem 70 vagas e conta com dois telescópios para visualizar o céu em data favorável à observação da Lua e de Saturno

Por Tiago Cesquim
29/7/2022 11h21

No dia 6 de agosto, das 17h às 20h30, o Parque CienTec realiza nova sessão do evento Observação Astronômica. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos, mas é necessária a inscrição antecipada. O agendamento é feito pelo e-mail agendaparque@usp.br. Os visitantes terão acesso ao estacionamento interno do local.

Utilizando dois telescópios portáteis modernos, o público poderá realizar a observação detalhada da Lua e de Saturno, contando com a mediação de monitores que orientam o uso do equipamento.

Grupo de pessoas reunidas em semicírculo, em área aberta no Parque CienTec, observando orientações de monitor sobre o uso do telescópio.

Durante o evento é possível tirar dúvidas sobre o uso dos telescópios e utilizar equipamento regulado para observação da Lua e de Saturno. Foto: Célia Becker.

Em campo aberto, o ponto de observação fica ao lado da estátua da Urânia, musa da astronomia, local mais alto do Parque, no centro do conjunto das edificações históricas. “O local é um prato cheio para olhar o céu. Se houver obstáculos à visibilidade, serão as nuvens”, conta Célia Issa Becker, do Serviço Educativo.

A data foi escolhida cuidadosamente, pois o tempo seco de agosto favorece a visibilidade e a Lua crescente estará visível nos turnos diurno e noturno, sendo possível ainda observar Saturno e seu sistema de anéis em detalhes. “No Parque tudo é propício para quem gosta de astronomia, de contemplar o céu, refletir sobre o universo em meio à natureza”, relata Becker.

Monitora do Parque CienTec observa telescópio no canto esquerdo. Ao centro, outro telescópio, de cor laranja, com estátua da Urânia em segundo plano, no canto direito.

Monitores irão orientar o público sobre a utilização dos telescópios para observação da Lua e de Saturno. Foto: Célia Becker.

O Parque CienTec é um dos mais antigos locais de análise climática e espacial do país, tendo sido sede do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP até 2002, quando se tornou área de proteção ambiental e patrimônio histórico. Concebido para proporcionar condições ótimas de observação, mantém ainda hoje boa parte das características originais.

O evento, no entanto, depende das condições climáticas do dia. “Se chover ou o céu estiver muito encoberto, recomendamos que cancele a visita. Neste caso, entre em contato na semana seguinte para solicitar novo agendamento”, informa Célia Becker. “Mesmo com céu nublado, as nuvens poderão se dissipar aos poucos, mas caso isso não ocorra, os mediadores oferecerão uma sessão no Planetário em substituição à atividade”, complementa, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados do parque.

Imagem da Lua feita a partir da lente do telescópio, mostrando detalhes de sua superfície, em observação diurna

Lua estará visível nos períodos diurno e noturno no dia 6 de agosto. Evento tem início às 17h com entrada permitida até 18h30. Foto: Célia Becker.

O Parque CienTec localiza-se na Av. Miguel Stefano, 4200, no bairro da Agua Funda, e o acesso para os inscritos, tanto para pedestres quanto para veículos, será permitido apenas até as 18h30. A organização recomenda que o público traga agasalho e repelente. O local não tem venda de alimentos e bebidas, mas há lugares reservados para os visitantes realizarem refeições e piqueniques.

Parque de Ciência e Tecnologia da USP

Observação Astronômica

Data | 06 de agosto, sábado

Horário | 17h às 20h30 (chegada até 18h30)