USP Diversidade na campanha contra a AIDS

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 24/11/2016

A USP Diversidade estará no dia 1º de dezembro (Dia Mundial da Luta Contra a AIDS), no horário das 11h às 14h em campanha contra a AIDS, nos restaurantes universitários da EACH (USP-LESTE), USP Capital e Campus de Ribeirão Preto
Haverá uma Unidade Móvel para testagem rápida do HIV nos locais da campanha.

A Aids está em todos lugares, e na USP não é diferente! Se liga nas dicas e informações do USP Diversidade para reforçar sua proteção:

No Brasil, até junho de 2015, foram registrados 798.366 casos de aids. 53% dos casos estão aqui na região sudeste. Anualmente, cerca de 40,6 mil novas infecções são registradas no pais, com destaque no aumento de casos entre homens jovens de 15 a 24 anos, principalmente em homens que fazem sexo com homens (HSH).

Formas de infecção pelo HIV

Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

• Sexo sem camisinha, pode ser vaginal, anal ou oral.
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Profilaxia pós exposição sexual (PEP)

É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV, usando os medicamentos antirretrovirais, para pessoas que tiveram relação sexual sem o uso da camisinha. O ideal é iniciar a profilaxia após duas horas da exposição, mas em até 72 horas após a situação de risco você pode iniciar a profilaxia pós exposição (PEP) para reduzir a chance de infecção pelo HIV. Para isso, procure imediatamente o serviço público de saúde mais próximo de sua residência.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

É um modo de prevenção de novas infecções pelo HIV que consiste no uso oral diário de antirretroviral por pessoas não infectadas pelo HIV. A PrEP oferece um alto grau de proteção à transmissão sexual do HIV, sendo indicada para as populações-chave. Cabe ressaltar que ela é também recomendada para uso por não infectados cujos parceiros sejam portadores do HIV.

Visite nosso site, curta nossa página do Facebook

USP Diversidade na campanha contra a AIDS