• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É UMA QUESTÃO DE GÊNERO?
  • AnaElisa_TCC_BU

Fonte

repositório ufsc

Autor

ANA ELISA ALVES CHAGAS

Resumo

A partir do gosto pessoal pela dança, e de observar que, mesmo a dança
sendo conteúdo da Educação Física Escolar, ela está muitas vezes ausente das
aulas regulares. Então, busco compreender a escassa presença do conteúdo dança
nas aulas de Educação Física e possíveis questões de gênero envolvidas. A partir
de uma pesquisa qualitativa descritiva, busco hipóteses para o problema central.
Utilizei entrevistas como alicerce para a análise e discussão final. No total foram
entrevistados quatro professores de Educação Física, sendo dois atuantes em uma
escola pública municipal e dois em duas escolas privadas, todas situadas na cidade
de Florianópolis e localizadas em bairros próximos a UFSC. As entrevistas foram de
caráter semi-estruturadas, as quais a partir de algumas perguntas pré-elaboradas,
outras novas questões surgiram durante o diálogo com os entrevistados.
Posteriormente fiz a transcrição de cada uma delas, para possibilitar sua análise e
interpretação, a fim de destacar aspectos que julguei importantes para o
desenvolvimento deste trabalho e categorizar os termos para a discussão final. A
partir das entrevistas realizadas, foi possível identificar e reforçar o local da dança na
Educação Física escolar (geralmente em datas comemorativas, eventos e gincanas
escolares, etc.) e, ainda pude compreender melhor como acontece a escolha dos
conteúdos ministrados por esses professores, e que existem questões de gênero
envolvidas, ainda que, quase despercebidas pelos sujeitos.

AnaElisa_TCC_BU

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.