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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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A PERCEPÇÃO DAS(OS) PROFESSORAS(ES) EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE DAS(OS) EDUCANDAS(OS) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A PERCEPÇÃO DAS(OS) PROFESSORAS(ES) EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE DAS(OS) EDUCANDAS(OS) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • TCC versão final - Andressa da Silva Bobsin (2)

Fonte

repositório ufsc

Autor

ANDRESSA DA SILVA BOBSIN

Resumo

Essa investigação teve como objetivo identificar a percepção das(as) professoras(es) com
relação a sexualidade das(os) educandas(os) com deficiência intelectual, bem como a forma
como elas(eles) lidam com tais temáticas na prática docente. No referencial teórico
apresentamos a definição de deficiência intelectual, a compreensão da deficiência a partir do
modelo social e as contribuições feministas. Destaca-se também a definição do conceito de
sexualidade, a compreensão da mesma em um corpo com deficiência e as práticas
pedagógicas quanto à educação sexual nos contextos escolares. Os resultados apontam para
os desafios de se pensar uma educação sexual para as pessoas com deficiência intelectual. As
concepções das(dos) professoras(es) sobre a sexualidade das pessoas com deficiência
intelectual foram subjetivas, sendo que a maioria delas ainda está permeada de ideias
preconcebidas. A instituição não apresenta nenhuma orientação sobre educação sexual e essa
prática fica a critério das(os) profissionais deixando evidente que as concepções, medos e
receios influenciam na não adoção de uma prática pedagógica que contemple esse tema.
Quando estas questões aparecem são de forma tímida e numa perspectiva biologizante.
Assim, constamos a urgência de uma política interna da instituição que promova espaços de
formação para as(os) professoras(es) para que elas(es) possam sentir-se seguros(as) e
desenvolver um trabalho adequado que oriente as(os) alunas e alunos para exercerem sua
sexualidade com autonomia e segurança.

TCC versão final - Andressa da Silva Bobsin (2)

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