Análise de políticas públicas brasileiras de saúde em combate ao vírus HIV

biblioteca digital de TCCs

FREDERICO DELANO CHAVES ANTUNES

Resumo

O conceito de problema público passa por diversas reflexões com o passar dos tempos, sendo de análise macro ou micro, a inter-relação entre os diversos nichos existentes dentro da sociedade. Um estudo de análise social transcende os paradigmas econômicos, culturais e até mesmo comportamentais, podendo estar atrelado mais de uma vez a pontos relevantes a um momento específico ou mesmo a uma grande causa que gere uma necessidade em potencial. O estudo de um problema público parte da análise de possibilidades de sua resolução. Nessa pesquisa, o problema é no campo da saúde, mais especificamente a síndrome da imunodeficiência – HIV, problema de relevância mundial que ainda não adquiriu respostas suficientes e ações por parte de políticas governamentais. Sendo feita uma contextualização do surgimento da síndrome da imunodeficiência – HIV no mundo até a migração da síndrome para o Brasil e o surgimento de políticas públicas e campanhas de saúde no combate desta, sendo feito também o cruzamento de dados secundários relacionados aos índices de infecção pelo vírus e se os gastos por parte das políticas de saúde brasileiras estão mostrando resultados, agora, com a inserção de métodos profiláticos que tornam por estimular a redução da infecção pelo vírus. A Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) surgiu como uma alternativa estratégica que consiste no consumo diário de antirretrovirais para evitar a infecção pelo vírus da AIDS, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo a contaminação pelo vírus, já sendo implementada há quase três anos e demonstrando certo controle nos níveis de soro-positividade. O estudo de pesquisa busca a confirmação da necessidade da utilização destas profilaxias como um complemento ao preservativo, no intuito de reduzir cada vez mais a incidência do vírus, aumentando a precisão nos tratamentos e no controle sob a doença no Brasil.

2019_FredericoDelanoChavesAntunes_tcc

Faça o download aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.