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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: IMPLICAÇÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA E UMA PAUTA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Fonte

repositório ufsc

Autor

KÁTILA THAIANA STEFANES

Resumo

As questões de gênero e sexualidade historicamente localizam-se às
margens do currículo oficialmente trabalhado na escola, sendo limitadas
a uma discussão unicamente biológica, realizada no âmbito do ensino de
ciências. Há na escola a predominância de uma abordagem biológicohigienista, pautada no determinismo biológico e presente nos livros didáticos, principalmente pelas discussões sobre temáticas como
promoção da saúde, planejamento familiar, reprodução humana,
doenças/infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada
na adolescência. Este trabalho, em contrapartida, tem o intuito de trazer
uma nova perspectiva para este debate na escola e no ensino de ciências,
na medida em que discute as relações sociais de gênero, divisão sexual do
trabalho, corpo e diversidade, buscando uma educação sexual em que as
educandas e educandos expressem suas dúvidas, reflitam sobre sua
sexualidade, e compreendam não apenas o seu corpo biológico, mas
também as implicações de seu corpo cultural construído socialmente. Será
analisado um projeto realizado no Curso de Licenciatura em Educação do
Campo, cujo objetivo principal era o de dialogar, com adolescentes e
jovens do Ensino Médio e dos anos finais do fundamental, sobre as
temáticas de gênero e sexualidade numa perspectiva educativa,
preventiva e emancipadora. O projeto teve impactos positivos na escola.

TCC - Stefanes (2019) A5 - impressão

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