Corpo, Gênero e Sexualidade: Implicações de uma prática pedagógica e uma pauta da Educação do Campo

• TCC - Stefanes (2019) A5 - impressão

Repositório UFSC.

Kátila Thaiana Stefanes.

Resumo

As questões de gênero e sexualidade historicamente localizam-se às margens do currículo oficialmente trabalhado na escola, sendo limitadas a uma discussão unicamente biológica, realizada no âmbito do ensino de ciências. Há na escola a predominância de uma abordagem biológico-higienista, pautada no determinismo biológico e presente nos livros didáticos, principalmente pelas discussões sobre temáticas como promoção da saúde, planejamento familiar, reprodução humana, doenças/infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada na adolescência. Este trabalho, em contrapartida, tem o intuito de trazer uma nova perspectiva para este debate na escola e no ensino de ciências, na medida em que discute as relações sociais de gênero, divisão sexual do trabalho, corpo e diversidade, buscando uma educação sexual em que as educandas e educandos expressem suas dúvidas, reflitam sobre sua sexualidade, e compreendam não apenas o seu corpo biológico, mas também as implicações de seu corpo cultural construído socialmente. Será analisado um projeto realizado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, cujo objetivo principal era o de dialogar, com adolescentes e jovens do Ensino Médio e dos anos finais do fundamental, sobre as temáticas de gênero e sexualidade numa perspectiva educativa, preventiva e emancipadora. O projeto teve impactos positivos na escola.

TCC - Stefanes (2019) A5 - impressão

Link para download aqui