Diagnóstico tardio do Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em Idosos

• 36923-Texto del artículo-138964-1-10-20191125

Portal de Revistas Acadêmicas da Universidad de Costa Rica

Autoria

Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz Daniela Fillipa Batista Cardoso Eduardo Sérgio da Silva Renata Cristina da Penha Silveira Alexandre Ernesto Silva e João Luís Alves Apóstolo

Resumo

Pessoas mais velhas, diagnosticadas tardiamente, têm maior risco de desenvolver AIDS. Com uma contagem de CD4 inferior a 200 células / ml 3, têm em média mais probabilidade de morrer no primeiro ano após o diagnóstico. Nesse sentido, o objetivo desta revisão de escopo é mapear as evidências relacionadas aos fatores associados e de risco ao diagnóstico tardio de HIV / AIDS em idosos, mas especificamente esta revisão visa responder às seguintes questões: Quais são os fatores associados a diagnóstico tardio de HIV / AIDS em pessoas idosas? Quais são os fatores de risco para o diagnóstico tardio de HIV / AIDS em pessoas idosas? Qual é o contexto do diagnóstico tardio de HIV / AIDS em pessoas idosas? Esta revisão será norteada pela metodologia do Instituto Joanna Briggs, que se baseará na definição de estratégia, conceito e contexto dos participantes. Os resultados serão apresentados por meio de um resumo lógico e descritivo, apresentado como um mapa dos dados extraídos dos artigos e alinhados ao objetivo e às questões da revisão do escopo. Espera-se que esta revisão de escopo contribua para uma análise abrangente das práticas de saúde dos idosos.

36923-Texto del artículo-138964-1-10-20191125

Link para download aqui