Diversidade étnico-racial no currículo da educação infantil: o estudo das práticas educativas de uma EMEI da cidade de São Paulo

• WALDETE_TRISTAO_FARIAS_OLIVEIRA_rev

Biblioteca Digital USP

Autora

Waldete Tristão Farias Oliveira

Resumo

O propósito desta investigação foi compreender como a temática racial se tornou um dos componentes estruturantes do currículo da educação infantil e de que forma passou a integrar a proposta curricular de uma Escola Municipal de Educação Infantil, da cidade de São Paulo. Este estudo considerou os preceitos da legislação brasileira atual, em especial a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, alterada pela Lei 10639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), bem como pesquisas internacionais e nacionais que refletem sobre a diversidade e o currículo para a Educação Infantil. A pesquisa comprometeu-se em buscar possíveis respostas aos seguintes questionamentos: como a diversidade étnico-racial foi introduzida e constituiu-se como uma temática no interior da EMEI selecionada? Em que medida, a diversidade étnico-racial compõe a proposta curricular da unidade educacional investigada e as práticas educativas com as crianças? Qual o papel desempenhado pelas lideranças formais (diretora, assistente de direção e coordenadora pedagógica), nesse processo de formulação curricular? De que maneira foram encaminhadas as atividades formativas com a equipe? O estudo parte da suposição básica de que é imperiosa a presença de ações educativas para a diversidade e, particularmente, a diversidade étnico-racial, contempladas na proposta curricular para a educação infantil. Entende-se que isso implica uma mudança de cultura no âmbito da equipe e de um contexto educacional, em especial da liderança formal, designada na rede municipal paulistana como gestão. A investigação, de natureza qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso único. O estudo constou da análise de documentos produzidos no âmbito da unidade, entrevistas semiestruturadas com a direção, assistente de direção, coordenação pedagógica e professoras e sessões de observação. Os dados colhidos revelaram que as práticas educativas realizadas nessa EMEI são únicas e singulares, demonstrando o compromisso da gestão em trazer para o currículo a história e cultura africana e afro-brasileira. De outro lado, emergiram desafios relacionados à precariedade da formação inicial das professoras, culminando com o despreparo delas para a mudança de suas práticas, de modo geral, e, particularmente, quando se trata da temática das relações étnico-raciais.

WALDETE_TRISTAO_FARIAS_OLIVEIRA_rev

Link para download aqui