Educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes: revisão sistemática

• Educacaoporpares_Santos_2019

Repositório Institucional da UFRN

MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS

Resumo

Como vertente da educação em saúde, a educação por pares tem sido delineada como uma forma significativa de promoção da saúde em adolescentes, grupo etário que tem ganhado destaque diante da epidemia global do vírus da imunodeficiência humana. Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, com a pergunta de pesquisa pela estratégia PICO (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes): A educação por pares produz mudanças de comportamento e aumento do conhecimento quando utilizada como método de prevenção para o vírus da imunodeficiência humana em adolescentes? Foi realizada a busca nas bases de dados eletrônicas Elsevier, PubMed Central, PubMed, DART-Europe, Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, LILACS, Scopus, Scielo,Open Acess Thesis and Dissertations , Cyberthesis, DART- Europe, Ethos, New Zealand theses, através do cruzamento dos descritores indexados no MesH: 1.Peer Group; 2.Peer Influence; 3.Acquired Immunodeficiency Syndrome; 4.Primary Prevention; 5.Health education; 6.Adolescent, e no DeCS, para as bases de dados e repositórios latino-americanos: 7. influência dos pares 8. adolescente 9. HIV. E, adicionalmente, as palavras-chaves 10.School-based prevention, 11.Peer education, 12.Youth, 13. Adolescence. Foram incluídos estudos primários do tipo quantitativo, como quase-experimental, caso-controle, coortes, ensaios clínicos. Dos 4857 estudos encontrados, após primeira seleção de leitura de títulos e resumos, exclusão de duplicatas, a amostra foi composta por 8 artigos. Foram avaliados estudos a partir do ano 2000. A ferramenta ROBINS-I tool: Risk Of Bias In Nonrandomised Studies – of Interventions foi utilizada para a avaliação de risco de viés. O sistema GRADE foi utilizado para avaliar o nível, a importância e a força de recomendação da evidência. Esta revisão foi submetida à registro na base de dados PROSPERO sob o identificador 150530. Resultados: observou-se um ótimo grau de concordância entre revisores (Kappa=0,91). Os dados de 8 estudos foram analisados quanto a características, implementação e avaliação da intervenção. Os desfechos uso de preservativo, conhecimento sobre HIV/AIDS e atitudes para com pessoas vivendo com HIV/AIDS apresentaram alto nível de evidência. Testagem para o HIV e Atitudes de risco presentaram nível moderado e compartilhamento do conhecimento sobre HIV/AIDS, baixo nível. O risco geral de viés foi identificado como baixo para a maioria dos estudos. Houve forte recomendação da educação por pares como conduta para profissionais e pacientes, mas há fraca recomendação para uso pelos gestores. Os resultados são encorajadores e apoiam o uso da educação por pares para a prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Conclusão: A educação por pares representa uma alternativa educativa para efetivar mudanças comportamentais acerca da prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes.

Educacaoporpares_Santos_2019

Link para download aqui