• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

Estudo descritivo dos efeitos adversos em indivíduos infectados pelo HIV que recebem tratamento em Ouro Preto, Minas Gerais.

Estudo descritivo dos efeitos adversos em indivíduos infectados pelo HIV que recebem tratamento em Ouro Preto, Minas Gerais.
  • 2021
  • MONOGRAFIA_EstudoDescritivoEfeitos

Fonte

Biblioteca Digital de TCCs

Autor

Renata Paula Rodrigues

Resumo

O vírus da imunodeficiência humana é um retrovírus que ataca o sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo contra doenças e infecções. As células mais afetadas são os linfócitos TCD4+ e a deficiência dessas células ocasiona imunossupressão com consequente ocorrência de complicações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2017, 36,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo. Destes, 20,9 milhões recebiam terapia antirretroviral, que tem como objetivo, retardar a progressão da infecçãoo até o seu estágio final (fase em que surgem as manifestações de AIDS), e restaurar, quando possível, a imunidade e a qualidade de vida da pessoa infectada. Dos 138 casos notificados no município de Ouro Preto, 128 (92%) recebem tratamento e são acompanhados pela equipe de saúde do município ou de cidades da região. Considerando a necessidade do uso crônico de medicamentos antirretrovirais nessa terapia, é desejável que o mínimo, ou nenhum efeito adverso ocorra na maior parte da vida do individuo. Entretanto, diversos efeitos colaterais estão associados à terapia e podem interferir na adesão ao tratamento, impactando negativamente a vida dos indivíduos tratados. O presente estudo realizou uma análise de dados obtidos dos prontuários médicos armazenados no Serviço de Atenção Especializada e em Infecções Sexualmente Transmissiveis de Ouro Preto – MG, e descreveram as principais variáveis encontradas, como os principais efeitos adversos, medicamentos utilizados e a relação da terapia com as alterações laboratoriais dos indivíduos acompanhados. O esquema terapêutico composto por tenofovir, lamivudina e efavirenz, foi o esquema administrado em que mais houve relatos de efeitos colaterais. Os sinais e sintomas mais relatados pelos indivíduos do estudo incluem: diarreia, náuseas, rash cutâneo e tosse. A terapia antirretroviral apresentou eficácia satisfatória na reducação da carga viral detectável e não implicaram em efetitos adversos graves nos indivíduos acompanhados. Tais efeitos podem ser abordados pelo médico especialista, como forma de complementar o atendimento para que seja realizada a intervenção mais adequada para cada caso. O acompanhamento e acolhimento dos indivíduos tradados torna-se uma medida essencial para promover um cuidado longitudinal e garantir uma melhor qualidade de vida.

 

MONOGRAFIA_EstudoDescritivoEfeitos

 

Link para download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.