• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

GENERO, RAÇA E TRAJETÓRIA ESCOLAR: MEMÓRIAS DAS EDUCANDAS DO PROJETO EDUCATIVO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL – PEIS

Fonte

biblioteca digital unicamp

Autor

BRUNA MELO SANTOS

Resumo

Esta pesquisa se debruça sobre as temáticas de gênero e raça a fim de pensar as trajetórias
escolares de mulheres negras que frequentam a Educação de Jovens e Adultos e estão
matriculadas no Projeto Educativo de Integração Social – PEIS. Com o objetivo de refletir
acerca da influência dessas categorias sobre tais trajetórias de vida e compreender como
essas mulheres percebem ou não essa influência em suas memórias, optou-se por
desenvolver um trabalho que tivesse como metodologia a História Oral. As memórias
resultantes das entrevistas realizadas com 6 educandas constituem a centralidade deste
trabalho, mas dialoga com uma revisão bibliográfica que passa pela história da EJA no
Brasil, pela atuação do projeto na cidade de Campinas, bem como por aspectos chaves
dos conceitos de raça e gênero. A interdisciplinaridade característica deste trabalho, suas
análises históricas e seu diálogo com a educação propõe reflexões que permitem
mudanças no cenário educacional e social, no sentido de acolher indivíduos e experiências
historicamente excluídos dos processos formais de ensino.

Santos_BrunaMelo_TCC

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.