MEMÓRIAS SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO: FAMÍLIA, ESCOLA E RELIGIÃO

• 2018_WeriklisMarquesAlmeida_tcc

BIBLIOTECA DIGITAL DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DISCENTE

Wériklis Marques Almeida

Resumo

A monografia intitulada Memórias sobre diversidade sexual e de gênero de um professor em formação: Família, escola e religião visa problematizar as memórias das vivências do autor a respeito dos seus processos sociais, dentro da escola, do meio familiar e de sua religião criticando a violência nessas instituições na composição dos corpos homossexuais. A monografia se divide em três capitulo: o primeiro, intitulado Infância, gênero, e normatização do corpo, relata a vigilância e os cerceamentos dos processos criadores das crianças, com o intuito de reforçar a heterossexualidade esperada dos indivíduos e entendida como natural. O segundo capítulo, Morte, suicídio e a ligação com a família, mapeia dados sobre o número de mortes no Brasil de membros da comunidade LGBTQ+ detalhando ano, quantidade e causas mortuárias, ainda nesse se faz a reflexão sobre o papel que a família tem nos caminhos dessa comunidade, e os reflexos que esse apoio, ou a falta do mesmo pode causar na constituição do sofrimento psíquico. O último capítulo, Religião e os impactos nos corpos estranhos, discute acerca da visão de várias religiões a respeito da homossexualidade e denuncia os efeitos perversos de uma experiência religiosa pautada em exclusões a partir relatos de pessoas que cresceram e se desenvolveram dentro de igrejas e depois se assumiram homossexuais. A monografia contribui para os processos educativos dos alunos intitulados queers, com a desconstrução da perspectiva heteronormativa de infância, combatendo assim, a marginalização das crianças que não estão no padrão esperado pela nossa sociedade.

2018_WeriklisMarquesAlmeida_tcc

Faça o download aqui