• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

Mulheres Negras com livros nas mãos: Uma trajetória das estudantes Gestunianas negras, do Projeto de Educação Comunitária Integrar Rumo à Universidade

Mulheres Negras com livros nas mãos: Uma trajetória das estudantes Gestunianas negras, do Projeto de Educação Comunitária Integrar Rumo à Universidade
  • TCL_Luciana de Freitas silveira

Fonte

repositório ufsc

Autor

LUCIANA DE FREITAS SILVEIRA

Resumo

O objetivo deste trabalho de pesquisa é reconhecer e compreender a retomada escolar
das mulheres negras oriundas do Projeto de Educação Comunitária Integrar
(INTEGRAR) e que participam da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS)
na cidade de Florianópolis, entre os anos de 2012 a 2017. Trata-se de averiguar as
motivações que as levaram regressar aos bancos escolares e suas disposições e
condições em permanecerem em cursos superiores. Para tal, foi necessário delimitar
seus territórios de vivências e traçar o percurso escolar, compreendendo as relações de
trabalho, raciais e de gênero como referências das trajetórias dessas mulheres. A
metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, centrada em leituras de autores e
autoras preferencialmente negras das áreas de educação popular, relações étnico-raciais
e literatura. Em um segundo momento, a análise quali-quantitativa permitiu o
levantamento da situação destas mulheres negras e estudantes no processo de educação.
O repertório conceitual foi desenvolvido, preferencialmente, por autoras negras, como
Nilma Lino Gomes, 2017; Angela Davis, 2016; Bell Hooks, 2013; Maria Carolina de
Jesus, 1995 e Conceição Evaristo, 2016. Buscou-se verificar o papel das práticas de
educação popular no empoderamento destas mulheres negras.

TCL_Luciana de Freitas silveira

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.