Fonte
repositório ufsc
Autor
LUCIANA DE FREITAS SILVEIRA
Resumo
O objetivo deste trabalho de pesquisa é reconhecer e compreender a retomada escolar
das mulheres negras oriundas do Projeto de Educação Comunitária Integrar
(INTEGRAR) e que participam da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS)
na cidade de Florianópolis, entre os anos de 2012 a 2017. Trata-se de averiguar as
motivações que as levaram regressar aos bancos escolares e suas disposições e
condições em permanecerem em cursos superiores. Para tal, foi necessário delimitar
seus territórios de vivências e traçar o percurso escolar, compreendendo as relações de
trabalho, raciais e de gênero como referências das trajetórias dessas mulheres. A
metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, centrada em leituras de autores e
autoras preferencialmente negras das áreas de educação popular, relações étnico-raciais
e literatura. Em um segundo momento, a análise quali-quantitativa permitiu o
levantamento da situação destas mulheres negras e estudantes no processo de educação.
O repertório conceitual foi desenvolvido, preferencialmente, por autoras negras, como
Nilma Lino Gomes, 2017; Angela Davis, 2016; Bell Hooks, 2013; Maria Carolina de
Jesus, 1995 e Conceição Evaristo, 2016. Buscou-se verificar o papel das práticas de
educação popular no empoderamento destas mulheres negras.
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