O comprimento dos telômeros está associado a deficiências neurocognitivas em indivíduos infectados pelo HIV-1?

• Is the telomere length associated with neurocognitive

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Scientific Electronic Library Online – SciELO

Autoria

Marilia Ladeira de Araújo, Wellington Duarte,, Augusto César Penalva de Oliveira,, Maria Rita Polo Gascón,, Luiz Augusto Marcondes Fonseca,Raquel de Melo Alves Paiva,, Bárbara Santana,, Rodrigo Tocantins Calado,Jorge Casseb

Objetivo:

Avaliamos a associação entre déficits cognitivos e comprimento do telômero de leucócitos (LTL) em indivíduos infectados pelo HIV-1.

Projeto:

73 pacientes infectados pelo HIV-1 submetidos a avaliação neuropsicológica e 91 controles saudáveis ​​foram incluídos neste estudo. Quinze pacientes HIV-1 positivos não apresentavam distúrbios cognitivos, enquanto 26 apresentavam distúrbio neurocognitivo assintomático (ANI), 13 apresentavam distúrbio neurocognitivo leve a moderado (MND) e 10 apresentavam demência associada ao HIV (HAD).

Métodos:

O DNA do sangue periférico de pacientes infectados pelo HIV-1 foi utilizado para medir o comprimento dos telômeros por PCR em tempo real. A carga viral do HIV-1 foi determinada no sangue.

Resultados:

O LTL diminuiu com a idade em controles saudáveis ​​(p = 0,0001). Independentemente do status de HIV, a LTL de pacientes com HIV de mesma idade, incluindo aqueles com ANI e MND, foi reduzida em comparação ao grupo controle saudável (p = 0,0073); no entanto, não foi encontrada associação entre os indivíduos infectados pelo HIV-1 com déficits cognitivos (p = 0,01). Além disso, não foi observada associação relacionada ao gênero com LTL (p = 0,80), tabagismo, exercício físico e carga viral plasmática não se correlacionaram com o comprimento dos telômeros (p = 0,66).

Conclusões:

Concluímos que o comprimento dos telômeros de leucócitos pode não ser um marcador de senescência celular em indivíduos com infecção pelo HIV e distúrbios neurocognitivos.

Palavras-chave: Envelhecimento celular; Distúrbios neurocognitivos; Reação em cadeia da polimerase em tempo real; AIDS; Complexo de demência.

Is the telomere length associated with neurocognitive

Link para Download:  aqui

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.