• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola

O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola
  • 2018_ThiagoDaSilva_tcc

Fonte

BIBLIOTECA DIGITAL DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DISCENTE

Autor

Thiago da Silva

Resumo

Esta pesquisa apresenta o professor (a) como agente contra o preconceito às
diversidades na escola, com ênfase na LGBTfobia. Tem como objetivo geral
contribuir para o fortalecimento do respeito à diversidade sexual e de gênero na escola.
Como objetivos específicos, pretende refletir sobre o papel do professor de teatro na
escola, bem como sobre os limites de abordagem sobre o tema; desmistificar alguns
conceitos relacionados a questões de gênero e orientação sexual; mostrar a
importância de considerar questões como essas no processo de ensino-aprendizagem.
A reflexão parte de experiências docentes em estágios 1 e 2 e no Programa
Institucional de Bolsas de iniciação à docência – PIBID/Teatro, realizadas
respectivamente no Centro de Ensino Médio 417, de Santa Maria-DF em 2016 e no
Centro de Ensino Médio Urso Branco em 2017. Fundamenta-se em autores da
antropologia, sociologia e educação acerca dos estudos sobre Diversidades; em leis e
documentos que orientam a educação brasileira; e em autores da pedagogia do teatro:
Augusto Boal (1991) e Viola Spolin (2010). Configura-se como pesquisa qualitativa e
tem como método de pesquisa a experiência (TELLES, 2012). Os resultados foram
analisados a partir do processo criativo de montagem de espetáculo teatral realizado
com alunos de 9° ano, sobre a temática “diversidade sexual e de gênero” apresentada
na II Mostra de Teatro do CEM Urso branco. A partir dessa análise foi possível
compreender quais são os limites e alguns caminhos possíveis sobre a abordagem
deste tema pelo professor (a) de teatro na educação básica. Os caminhos
experienciados não se configuram em modelo de trabalho, mas contribuíram
potentemente para a formação do graduando/pesquisador/professor, que encontrou na
pedagogia da alteridade o equilíbrio entre suas possibilidades pedagógicas e as
necessidades dos alunos.

2018_ThiagoDaSilva_tcc

Faça o download aqui

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.