Fonte
repositório unesp
Autor
Juliana Teixeira Borges
Resumo
A temática mulher, sua participação na sociedade e sua imagem têm sido foco
dos mais variados estudos. O estímulo para esta pesquisa foi o de buscar
subsídios que pudessem amparar, por meio de pesquisa científica, os debates
analíticos sobre a representação da mulher na sociedade, especialmente a partir
da segunda metade do século XX. Partindo da conjectura de que mídia e
sociedade estão relacionadas e pautam-se entre si, o presente estudo visou,
igualmente, demonstrar de que maneira a imagem da mulher vem sendo
construída pelas revistas voltadas ao público feminino. Contextualizamos o papel
da mulher e a forma como estas são representadas na revista Claudia a partir de
um traçado histórico do seu nascimento, em 1961, até os dias atuais, 2017. Para
isso, analisamos os conteúdos das publicações e avaliamos como o perfil da
mulher veio se modificando ao longo dos anos. Utilizando a pesquisa bibliográfica
e a entrevista, amparadas na análise do conteúdo, a seleção do material teve
como foco as edições de aniversário, perfazendo o total de oito números. O
resultado demonstrou que a construção da imagem feminina está muito
relacionada aos processos históricos e estes, por sua vez, são políticos, sociais,
econômicos e culturais.
Faça o download aqui