Perfil clínico-epidemiológico e sociodemográfico de pacientes HIV/AIDS co-infectados com toxoplasma Gondii em região de fronteira

• Janielle_Chrislaine_Moro_2020

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

JANIELLE CHRISLAINE MORO

Resumo

Introdução: A infecção pelo HIV/AIDS, atualmente apresenta-se como um problema de grande preocupação para a esfera da saúde pública mundial, em virtude do contínuo crescimento da infecção na população. Disfunções decorrentes da infecção pelo HIV tornam o organismo vulnerável a doenças oportunistas, e entre as que acometem o sistema nervoso central, a toxoplasmose é a mais freqüente, sendo a principal causa de lesões neurológicas focais em pacientes infectados pelo HIV. Objetivo: Investigar o perfil clínicoepidemiológico e sociodemográfico e fatores de risco de pacientes com diagnóstico de HIV/AIDS co-infectados com T. gondii no município em Foz do Iguaçu-PR. Material e métodos: Trata-se de um estudo comparativo e de abordagem quantitativa. Foram avaliados 332 pacientes HIV positivos acompanhados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Foz do Iguaçu-PR. A obtenção das informações ocorreu por meio da pesquisa em prontuários e pela aplicação de um questionário estruturado e adaptado, contendo 27 questões objetivas, composto pelas seguintes seções: informações socioeconômicas, demográficas e psico-sociais (sexo, idade, cor/raça, escolaridade, nacionalidade, estado civil e renda familiar) e questões associadas aos fatores de risco relacionados à transmissão da toxoplasmose (conhecimento, orientações e hábitos comportamentais). Os dados foram tabulados por meio do software Excel®. A associação entre o estado parasitado (variável dependente) e as variáveis independentes foi avaliada com o teste de qui-quadrado (X2) e de Pearson. Todas as variáveis que obtiveram p≤0,20 na análise de qui-quadrado foram incluídas na análise multivariada Odds Ratio (OR), intervalo de confiança 95%, α<0,05. As análises foram realizadas utilizando o software BioEstat versão 5.3®. Resultados: Dos 332 pacientes portadores de HIV/AIDS analisados, 111 apresentaram no prontuário sorologia para toxoplasmose, indicando alta taxa de infecção por T. gondii. Houve prevalência entre os indivíduos cuja faixa etária era ≥ 18 e ≤ 60 anos, pacientes que estudaram até a 4º série do ensino fundamental e ou ensino superior (incompleto/completo) (p<0,05). Além disso, observou-se maior prevalência entre aqueles que consomem salada crua fora de casa, que manipulam terra/solo sem o uso de luvas, fazem o consumo de água sem tratamento e pacientes que relataram que os gatos da vizinhança entram em suas casas (p<0,05). Permaneceram no modelo final após análise logística multivariada os seguintes fatores de risco: os pacientes com 3º grau (incompleto/completo) e os pacientes que consumiam água de poço tiveram mais chances de adquirir a infecção por T. gondii em 0,2 e 3,0 vezes mais, respectivamente. Foram detectados neurotoxoplasmose (3,31%) e toxoplasmose ocular (3,61%). Além disso, 54,1% (60/111) dos pacientes possuíam T CD4 <200, dos quais 56,8% (46/60) apresentaram resultado positivo para IgG anti-T. gondii. Conclusão: Este trabalho permitiu uma caracterização do perfil de pacientes infectados com HIV/AIDS e co-infectados com toxoplasmose em um município de tríplice fronteira, tratando-se de um estudo pioneiro na região. Os resultados obtidos contribuem consideravelmente para a saúde pública a nível municipal e estadual, proporcionando a elaboração de dados que incentivem a implementação de medidas eficazes para o controle da morbi-mortalidade associada a essa doença na população avaliada.

Janielle_Chrislaine_Moro_2020

Link para download aqui