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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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PRECISAMOS FALAR SOBRE O CLITÓRIS NA ESCOLA: INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ACERCA DO CLITÓRIS

PRECISAMOS FALAR SOBRE O CLITÓRIS NA ESCOLA: INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ACERCA DO CLITÓRIS
  • RAMOS, Mariela - TCC

Fonte

repositório ufsc

Autor

Mariela Claudete Ramos

Resumo

Após algum tempo pesquisando e descobrindo sobre gênero,
sexualidade e educação no âmbito do grupo de pesquisa em ensino
ObEdUFSC, e nas minhas próprias experiências pessoais, despertei meu
interesse para a ausência de produções literárias sobre o clitóris e seu
silenciamento sócio-histórico, inclusive no ensino de Ciências e
Biologia, e a falta de representatividade do órgão nas aulas, nos livros
didáticos e em tantos outros espaços. Orientaram meu trabalho estudos
sobre o determinismo biológico criado e mantido pela Ciência,
reproduzido no ensino e em outras estruturas que mantém o sistema
vigente, que tanto sustenta discriminações, violências e marginalização
de grupos com sexualidades desviantes através de seus discursos e
práticas sexistas, transfóbicas, e mecanicistas sobre os corpos; e estudos
da história da sexualidade, a repressão do prazer sexual dos corpos que
nasceram com clitóris e o papel da Escola na educação e
desenvolvimento sexual dos indivíduos. Junto a uma turma do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa
Catarina realizei uma pesquisa sobre a representação e estudo do clitóris
no contexto escolar vivido por essas pessoas, bem como dentro do
âmbito da graduação, que prepara futuras educadoras de Ciências e
Biologia. Obtive acesso a alguns dados através da aplicação de um
questionário cujo conteúdo das respostas é analisado quantitativa e
qualitativamente no presente trabalho. Organizei duas aulas com a turma
participante da pesquisa, onde abordamos diversos assuntos da
sexualidade para culminar no tema do silenciamento do clitóris e
resposta aos questionários. Durante as aulas utilizamos ferramentas
metodológicas de viés artístico como a apresentação de fanzine sobre o
tema e a produção de desenhos relacionados ao clitóris e as concepções
tradicionalmente atribuídas aos corpos masculinos e femininos nas aulas
de Ciências e Biologia, por acreditar na arte como potência para o
diálogo e a transformação através da educação. Apresentei também o
modelo em 3D do clitóris (criado em 2016 por Odile Fillod na França)
que causou bastante surpresa e interesse nas participantes da pesquisa,
tendo em vista que a grande maioria não havia aprendido sobre o clitóris
no período escolar e nem conhecia a estrutura completa do órgão. Esse
silenciamento e controle dos corpos, do prazer e da sexualidade precisa
ser rompido, bem como o discurso científico e as práticas educativas
precisam ser repensadas e refeitas, para que não sigam servindo de
instrumento que legitima violências, desigualdades e exclusões.

RAMOS, Mariela - TCC

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